Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Procurador propõe que União dê titularidade das terras aos Kaiowá e indenize fazendeiros

O procurador da República no município de Dourados (MS), Marco Antonio Delfino, afirmou que a solução para o caso dos Guarani-Kaiowá é a concessão aos indios, pela União, da titularidade das terras reivindicadas e a indenização dos fazendeiros que são os atuais proprietários.

O debate sobre a situação de conflito entre os indígenas do Mato Grosso do Sul e o fazendeiros acontece em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na manhã desta quinta-feira.

O procurador, que já propôs uma ação civil pública com esse pleito, afirmou que, se a União reconhecer como indígenas as terras que já foram tituladas para os fazendeiros, haverá um incremento de 30% no território ocupado pelos nativos.
Segundo Delfino, com R$ 1 bilhão, que poderiam ser escalonados ao longo de dez anos nos orçamentos da União, poderiam ser indenizados cerca de 100 mil hectares, o que corresponde à totalidade dos territórios reivindicados pela etnia indígena.

A audiência é presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), e conta com as participações dos senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Delcídio do Amaral (PT-MS).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet