Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Criminal

no STF

PGR revê posicionamento de Dodge e diz que não vai recorrer de decisão que autoriza parcelamento de aposentadorias

Foto: Reprodução

PGR revê posicionamento de Dodge e diz que não vai recorrer de decisão que autoriza parcelamento de aposentadorias
O procurador-geral da República, Augusto Aras, manifestou ao Supremo Tribunal Federal (STF) afirmando que não deseja recorrer da decisão do presidente da corte, ministro Dias Toffoli, que confirmou liminar e manteve a possibilidade de parcelamento dos proventos de aposentadoria e pensão dos associados do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso (Sindepo).

Leia também
Deputado entra com recurso contra aumento de alíquota previdenciária para militares

 
O posicionamento de Aras diverge de manifestação da sua antecessora, Raquel Dodge. A ex-procuradora geral recorreu em junho sob argumento de que os proventos e as pensões devem ser tratados como verba prioritária no orçamento estadual, já que consistem em verbas de natureza alimentar, indispensável à subsistência do agente público e de sua família.
 
Ao manter a possibilidade de parcelamento, Toffoli afirmou que a manutenção do calendário normal de pagamento de vencimentos e proventos de aposentadoria e pensões aos servidores estaduais pode acarretar danos irreparáveis às já combalidas finanças do estado.
 
A decisão do STF vale até o julgamento do mérito de um mandado de em trâmite no Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso (TJMT). Na instância inferior, o remédio jurídico foi proposto pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso (Sindepo).
 
O governador Mauro Mendes (DEM) já anunciou, no início de dezembro, que o salário do servidor público será pago, a partir deste mês, em parcela única todo dia 10. A decisão do STF, porém, não perde validade e pode servir como parâmetro para um possível novo parcelamento. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet