Olhar Jurídico

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Civil

grampolândia

Delegada negou devolução de objetos mesmo após perícia, aponta ex-secretário

Foto: Assessoria

Delegada negou devolução de objetos mesmo após perícia, aponta ex-secretário
A delegada Ana Cristina Feldner, responsável por inquéritos que investigam grampos ilegais em Mato Grosso, negou a devolução de bens apreendidos em mandados contra o ex-secretário de Casa Civil de Mato Grosso, Pauto Taques. Conforme os autos, celulares e computador estão com a polícia desde setembro de 2017. O ex-secretário aponta que os bens não foram entregues mesmo após perícia.

Leia também
Paulo Taques afirma que MPE se apoia em 'ouvir dizer' e pede rejeição de processo sobre grampos

 
“Em relação aos bens apreendidos, resta prejudicado o pedido do peticionante, uma vez que estão sob análise da POLITEC”, despachou Feldner no mês de março.
 
Segundo Paulo Taques, porém, no dia sete de junho sua defesa informou a relação de equipamentos à POLITEC, que em resposta disse que os equipamentos foram periciados, gerando o laudo pericial nº 2.10.2019.38386 -01, concluído em dezembro de 2019.
 
“Nota-se que fatos supostamente de ilicitude e improbidade têm sido engendrados em relação ao peticionante sem lhe ser oportunizado — seja em inquérito policial ou civil — se manifestar e se defender daquilo o que lhe é imputado, a investigação se arrasta por anos, não é concluída e mesmo assim responde à ação civil pública instruída sem documentos ou justificação que contenham indícios suficientes da existência do ato de improbidade”, afirmou o ex-secretário.
 
Ação e defesa
 
Ação por improbidade administrativa que julga suposta participação na criação de um escritório irregular responsável por interceptações telefônicas.
 
Além de Paulo Taques, o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) propôs em março de 2021 ação em face do ex-governador, Pedro Taques, além de um grupo de policiais militares acusados de participação em esquema de interceptações, caso conhecido como Grampolândia Pantaneira.
 
Processo por ato de improbidade administrativa busca ainda ressarcir o erário e aplicar multa civil. Há pedido de bloqueio no montante de R$ 355 mil.
 
A defesa de Paulo Taques explica na defesa prévia que o procedimento administrativo de investigação é constituído de três fases: instauração, instrução e conclusão. 
 
Ainda segundo Paulo Taques, a inicial não está em devida forma e o Ministério Público Estadual não instruiu a ação com documentos que contenham indícios da existência do ato de improbidade em relação ao peticionante e fez menção a documentos que não foram juntados nos autos.
 
Paulo Taques requer a rejeição da ação “por não estar em devida forma, isto é, instruída com documentos ou justificação que contenham indícios suficientes da existência do ato de improbidade em relação ao peticionante”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet