Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Civil

ESTADO

Justiça anula estabilidade de servidor do Poder Executivo contratado em regime CLT

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça anula estabilidade de servidor do Poder Executivo contratado em regime CLT
A juíza Celia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ação Cível Pública de Cuiabá, julgou procedente ação para decretar a nulidade de estabilidade excepcional concedida a pessoa identificada como Nuremberg Rodrigues de Freitas, servidor do Poder Executivo Estadual. Decisão foi publicada no Diário de Justiça do dia 23 de agosto.

Leia também 
Justiça retoma ação contra Baiano Filho por irregularidade em convênio com Federação de Voleibol

 
O requerido ingressou no serviço público somente em 1987, quando admitido para o cargo de auxiliar de escritório, lotado no Departamento de Estradas de Rodagem de Mato Grosso. Nuremberg adquiriu estabilidade excepcional no serviço público em 2011, por meio de decreto. Após a estabilização extraordinária, o requerido foi “enquadrado” para o cargo de Agente de Desenvolvimento Econômico Social.
 
O Ministério Público acusa que o requerido não contava com cinco anos continuados de serviço em cargo público, na data da promulgação da Constituição Federal, tendo sido estabilizado de forma ilegal e inconstitucional.
 
Em sua decisão, Vidotti afirmou que a única forma originária de provimento de cargo público permitida pelo ordenamento jurídico brasileiro é a nomeação oriunda de aprovação em concurso público.
 
“Diante do exposto, julgo procedentes os pedidos iniciais para, diante da flagrante inconstitucionalidade, declarar a nulidade do Decreto nº 446/2011, emitido pelo Estado de Mato Grosso, que concedeu ilegalmente ao requerido Nuremberg a estabilidade excepcional no serviço público e, por consequência, declarar nulo o ‘enquadramento’ do requerido Nuremberg, no cargo de ‘Agente de Desenvolvimento Econômico Social’”, finalizou a juíza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet