Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

novo presidente

PGR afirma que marca de Joaquim Barbosa é “integridade, independência e firmeza”

Ao prestar homenagem ao ministro Joaquim Barbosa durante cerimônia de sua posse na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, destacou três qualidades do novo presidente: “integridade, independência e firmeza”.

Essas qualidades, segundo Gurgel, têm acompanhado Joaquim Barbosa por toda sua vida e fazem com que o Ministério Público Federal (MPF) se orgulhe por ter contado com ele na carreira de procurador. O ministro Joaquim Barbosa ingressou no MPF no sétimo concurso público, realizado em 1984, e lá permaneceu até 2003, quando foi nomeado para integrar o STF.

“Honrado e orgulhoso, o Ministério Público confia que Vossa Excelência, com a integridade, a independência e a firmeza de sempre, desempenhará na liderança do Poder Judiciário o papel que impõe a complexidade do momento atual para o sistema de Justiça, notadamente para a magistratura e para o Ministério Público”, afirmou Gurgel ao destacar que o momento é de “união e de coesão”.

Gurgel também destacou a posse do ministro Ricardo Lewandowski como vice-presidente e afirmou que ele reúne as melhores condições para “desempenhar papel de grande relevância na administração agora inaugurada”. Segundo Gurgel, a renovação da Presidência do STF é um acontecimento que deve ser celebrado como “essencial à continuidade da construção necessariamente permanente plural do nosso sistema de justiça”.

“A atividade pública deve ser vista e praticada como verdadeira corrida de revezamento em que o bastão é periódica e sucessivamente transferido a novas mãos que, empenhando o máximo de seus esforços, levarão adiante a missão de bem servir à coisa pública, à sociedade e ao país”, disse.

Ao finalizar, Roberto Gurgel afirmou que o STF tem “concretizado, nas diversas searas, o papel exponencial que lhe confere a Constituição, homenageando a República e se fazendo credor da reverência da sociedade brasileira”.

Para Gurgel, “é imprescindível para a higidez do Estado Democrático de Direito que esse processo tenha permanente continuidade” e as qualidades do ministro Joaquim Barbosa darão fundamental contribuição para isso. Por fim, ele afirmou que o MPF deposita plena confiança no novo presidente e está “pronto a colaborar em tudo que se faça necessário na caminhada para a justiça com que todos sonhamos”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet