Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Experiência positiva do TJ é apresentada em evento

A palestra A experiência na Implantação do Escritório de Projetos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso iniciou os trabalhos do segundo dia do I Encontro Nacional de Gerenciamento de Projetos no Setor Público, realizado pelo TJMT no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A atividade foi ministrada pela coordenadora de Planejamento (Coplan) do TJMT e especialista em Direito Público, Vivian Arruda.

Na ocasião, a palestrante apresentou aos participantes as estratégias utilizadas em Mato Grosso na implantação dos Escritórios de Projetos e falou dos desafios enfrentados e das lições aprendidas em um ano e meio de trabalho à frente da Coplan do Judiciário Estadual. Abordou ainda todo o caminho percorrido, mesmo antes da efetivação da gerência de projetos, bem como da importância da capacitação de servidores e metas a serem conquistadas para o sucesso do setor.

Para Vivian, a implantação dos escritórios foi uma das mais importantes iniciativas do TJMT nos últimos anos, uma vez que melhorou a gestão das atividades realizadas pela instituição com a criação de metodologias de projetos. A iniciativa permite ainda o acompanhamento da evolução dos trabalhos, resultados orçamentários, financeiros e físicos. Como exemplo, citou a implantação da própria gerência e do Núcleo de Conciliação, que resultou em grande impacto na diminuição da taxa de congestionamento da demanda jurisdicional.

“A gerência organiza a carteira de projetos, com foco nos resultados. Funciona como um catalisador de informações, consolidando dados e avaliando o gerenciamento das ações. Reflete diretamente na transparência dos trabalhos prestados e o nosso próximo passo é colocar no Portal do TJMT gráficos para que qualquer pessoa interessada possa acessar e ter conhecimento”, pontuou.

Atuando como coordenadora do Encontro, a palestrante avaliou que o evento está sendo bastante satisfatório, com presença de representantes do Poder Executivo nacional e estadual, além de servidores de Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunais Regionais Eleitorais de vários estados do país. “É uma grande oportunidade de troca de experiências e estamos satisfeitos com o resultado obtido até agora”.

O encontro teve início na manhã desta quinta-feira (22 de novembro) e encerra no final da tarde desta sexta-feira (23 de novembro). Até o momento, os participantes tiveram a oportunidade de participar de várias palestras, dirimir dúvidas e interagir com especialistas e colegas do segmento de gerenciamento de projetos, especialmente no setor público.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet