Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Trajetória da Mulher Magistrada é exposta no XXI Congresso Brasileiro de Magistrados

Os participantes do XXI Congresso Brasileiro de Magistrados da AMB também puderam visitar o estande da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da Associação que trouxe a exposição permanente itinerante - Trajetória da Mulher Magistrada, mulheres pioneiras da justiça brasileira.


Todo o histórico da presença das primeiras mulheres na Magistratura está exposto, entre os destaques estão Thereza Grisólia Tang (desembargatoria brasileira), Auri Moura Costa (Juíza), Maria Rita Soares de Andrade (Juíza Federal), Marga Inge (Tribunal Regional Federal), Ellen Gracie (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia (Tribunal Superior Eleitoral), Eliana Calmon (Superior Tribunal de Justiça), e Sylvia Helena Figueiredo (Corte Brasileira Penal Internacional).

"Todo o histórico da mulher na Magistratura, além de ser novo, é muito importante para a jurisdição. Tanto é que somente em 1939, a primeira mulher no Brasil passou a judicar, então para nós é importante resgatar este histórico para incentivar às estudante de direito a buscar a carreira da Magistratura”, disse a Diretora da Secretaria da Mulher Magistrada da AMB, Sérgia Miranda.

A Diretora-Adjunta da Secretaria da Mulher Magistrada, Maria Abadia Soares, destacou a importância de prestigiar a mulher na carreira da Magistratura, principalmente, as que tiveram uma participação mais simbólica. “ A nossa secretaria observou que a mulher já tem uma participação na Magistratura brasileira há muito tempo. Mas esse papel e a participação dela não tinham tido o devido destaque, as pessoas não sabiam, nem os membros da Magistratura. Então, resolvemos prestigiar a mulher na carreira da Magistratura”, explicou.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet