Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Constitucional

fins de aposentadoria

Tribunal anula lei que contabiliza mandato eletivo de policiais como 'efetivo exercício'

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Tribunal anula lei que contabiliza mandato eletivo de policiais como 'efetivo exercício'
Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJMT) julgou procedente ação reconhecendo a inconstitucionalidade de lei que alterou a organização e o estatuto da Polícia Civil, fazendo constar como efetivo exercício o desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, para fins de aposentadoria.

Leia também
Governo questiona validade de lei que contabiliza mandato eletivo de policiais como 'efetivo exercício'

 
Segundo os autos, ação proposta pelo Governo de Mato Grosso, a norma como aprovada pela ALMT era inconstitucional por ingerência em matéria exclusiva do Poder Executivo. O Governo explicou que foi autor do projeto de lei complementar para tratar da cessão de policiais a outros órgãos. Porém, houve acréscimo no texto, por parte de deputados.
 
O governador Mauro Mendes salientou que iniciativas referentes ao regime jurídico de servidores, bem como referente à organização e estruturação administrativa dos órgãos do Estado, é matéria de competência exclusiva do Chefe do Executivo.
 
Com a lei, “houvera a usurpação de iniciativa legislativa do Chefe do Poder Executivo Estadual”, pois os dispositivos “não guardam pertinência temática com o PLC encaminhado, geram novas despesas não previstas, bem como ofendem a independência orgânica do Poder Executivo”.
 
“Por unanimidade, julgou procedente a ação”, traz certidão de julgamento. A totalidade da decisão estabelecida pelo Órgão Especial, com detalhes dos votos, ainda não foi divulgada.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet