Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Civil

Projeto que muda arrecadação de direitos autorais deve ser votado nesta terça pelo Senado

O primeiro item da pauta do Plenário desta terça-feira (18) é o PLS 129/2012, que muda as regras de arrecadação dos direitos autorais e interfere no funcionamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Como não há medidas provisórias trancando as votações, é provável que a matéria seja apreciada - até porque está em regime de urgência.

O projeto chegou a ter sua urgência questionada no dia 4, quando líderes partidários apresentaram requerimento para que a matéria fosse examinada primeiramente em comissões temáticas. Esse requerimento, porém, não chegou a ser examinado porque a pauta estava bloqueada por medidas provisórias. Posteriormente, os mesmos líderes retiraram suas assinaturas do requerimento, segundo informação da Mesa. A urgência, portanto, permanece.

Na tarde de segunda-feira (17), os músicos Danilo Caymmi e Antonio Carlos Bigonha, este também procurador da República, estiveram com o presidente do Senado, José Sarney. Danilo Caymmi é diretor da Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus), uma das nove associações musicais que formam a Assembleia Geral do Ecad.

No dia 4, Danilo já estivera na Casa acompanhado de Sandra de Sá, Jair Rodrigues, Zezé Motta e outros artistas. Eles pressionaram os parlamentares a retirarem o regime de urgência do PLS 129/2012. Depois dessas gestões, diversos senadores, a exemplo do vice-líder do governo, Gim Argello (PTB-DF), e de Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciaram no Plenário a intenção de retirar a urgência do projeto, o que obrigaria seu exame primeiramente em comissões temáticas, antes da apreciação em Plenário. Com isso, não haveria possibilidade de o PLS 129/2012, oriundo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a atuação do (Ecad), ser eventualmente aprovado ainda este ano.

"Agradecemos a todos esta união que foi feita hoje no Senado em prol dos compositores, artistas, aqueles que fazem a música brasileira, que pediram mais tempo na discussão do projeto. Todos [os líderes] entendemos que não fazia mais sentido manter a urgência do projeto. Vamos discutir um pouco mais, colocar esta questão em fevereiro e, com muita calma e tranquilidade, achar o caminho que atenda a todos os nossos queridos artistas", disse Gim Argello ainda na sessão do dia 4.

A questão, entretanto, não é unânime nem no meio artístico. Um outro grupo de autores e compositores, como Ivan Lins, Tim Rescala e Frejat acabou vindo ao Senado no dia 11 para pedir justamente a manutenção do regime de urgência e a votação do projeto em Plenário.

De acordo com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que presidiu a CPI, o projeto cria uma instância de fiscalização e democratiza o modelo de direito autoral existente no Brasil. A senadora Ana Rita (PT-ES) defendeu a votação da matéria em regime de urgência pelo Plenário por acreditar que essa é uma reivindicação dos artistas e de todos que atuam na área da cultura.

Além de Sarney, Danilo Caymmi procurou também o senador João Vicente Claudino (PTB-PI), segundo informação publicada no site da Abramus. "vim pedir orientações de como podemos interagir para o bem da classe, já que houve uma mudança importante no Ministério da Cultura, como também mudanças em outros quadros dos direitos autorais. A ideia é organizar alguma capilaridade, para se ter uma representação mais efetiva das associações no Congresso Nacional”, declarou Danilo Caymmi ao site Jornalista 292, conforme citação da Abramus.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet