Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

MP/RO desenvolve aplicativo para gerenciamento de projetos

18 Jan 2013 - 15:47

Assessoria de Comunicação do Conselho Nacional do Ministério Público

“Gerenciar projetos estratégicos com eficiência”. Esse é o objetivo da ferramenta desenvolvida pelo Ministério Público de Rondônia (MP/RO) e cadastrada no Banco Nacional de Projetos, sistema que reúne iniciativas bem-sucedidas no Ministério Público brasileiro. O aplicativo, que começará a ser usado este ano, controla custos, prazos de execução de tarefas, divisão de responsabilidades e status de realização do trabalho, além de enviar automaticamente e-mails sobre datas para o cumprimento de atividades.

Para o promotor de Justiça Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, coordenador do projeto, o alcance da nova ferramenta vai muito além do mero acompanhamento do cumprimento das tarefas cadastradas para cada projeto. “Já tínhamos um sistema com finalidade parecida, o Aplicativo PGA. Mas sentimos a necessidade de dar um salto de qualidade, especialmente para incluir o controle de custos dos projetos e da sua execução financeira”, afirmou. “O projeto é fruto de um trabalho conjunto entre vários setores: Diretoria de Tecnologia da Informação, Diretoria de Orçamento e Finanças e Coordenadoria de Planejamento e Gestão, sendo indispensável o apoio da Procuradoria Geral de Justiça”, complementou.

O aplicativo foi desenvolvido pelo analista de sistemas Paulo Soares de Oliveira, com auxílio dos servidores Fabrício da Cunha Oliveira, Simone Cortes Pereira, Rondinélia Alves Chaves de Albuquerque, Ivan Pimenta Albuquerque, Denise Ton Tuissi e Marcos Brito. “A ideia inicial era criar um aplicativo para integrar planejamento, gestão e orçamento, visando acompanhar o andamento dos projetos e otimizar os recursos finitos”, explicou Paulo Oliveira. Daí, desenvolvi a Ferramenta de Orientação e Controle dos Objetivos estratégicos (FOCOe) como sistema de apoio à decisão e gerenciamento da estratégia do MP/RO. Esse trabalho me proporcionou satisfação pessoal, aprendizado e crescimento”.

Para o procurador-geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, a gestão é indispensável para a execução do planejamento estratégico. “Sem aprimorar o gerenciamento das iniciativas estratégicas ou projetos institucionais essa tarefa se torna muito difícil, pois hoje temos mais de 150 projetos. O projeto FOCOe destaca-se por sua posição estratégica dentro da instituição, já que por meio dele será possível avaliarmos continuamente o nível de execução da estratégia, sem nos esquecermos dos custos correspondentes”, avaliou.

Banco Nacional de Projetos

Criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Banco Nacional de Projetos é uma ferramenta que permite o compartilhamento do conhecimento e das boas práticas desenvolvidas pelos Ministério Públicos de todo o país, além de ser fonte de memória da instituição.

Ao todo, já foram inscritas 161 iniciativas. Elas estão disponíveis no site do Conselho e podem ser consultadas e implementadas por qualquer unidade do MP. O Banco faz parte da Ação Nacional, fase de execução do Planejamento Estratégico Nacional, formulado em 2011, sob a coordenação da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet