Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Fórum de Cuiabá inaugura galeria de ex-diretores

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, inaugurou na tarde desta terça-feira (22 de janeiro) a galeria de fotos dos ex-diretores do Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá. Ele descerrou o quadro de imagens ao lado de dois magistrados que tiveram trabalhos prestados à frente daquele foro, como o juiz aposentado Manoel Ribeiro Filho (1989 e 1983) e o desembargador aposentado Díocles de Figueiredo (1990).

“É necessário fazer este resgate da memória, porque se a gente não registrar, as pessoas se esquecem e perdem a referência. O Poder Judiciário hoje é muito maior, mas a luta é a mesma e temos que nos espelhar nos antecessores para poder ir além”, salienta o desembargador presidente.

O autor da iniciativa, o atual diretor do órgão juiz Adilson Polegato de Freitas, também explicou da onde surgiu a ideia da galeria. “A proposta tem o escopo de garantir a continuidade da história da comarca e é uma forma de homenagear os colegas que passaram por lá e deixaram a sua marca”, pondera.

O desembargador aposentado Díocles de Figueiredo endossou as palavras de Polegato. “Cada um plantou uma semente e trouxe um tijolo para edificar este fórum, por isso merece esta deferência”.

Polegato, que é o 33º diretor daquela unidade judiciária, lembrou que foi o desembargador Benedito Pereira Nascimento, à frente do fórum nos anos de 1968, 1971, 1974, 1976 e 1978, que instituiu e organizou a diretoria da unidade judiciária. Antes o diretor era automaticamente o juiz da 1ª Vara. “Na época, o fórum da capital tinha apenas 3 varas e hoje tem 45”, salienta.

O juiz aposentado Aparecido Chagas, que geriu o fórum em 1992, lembrou das dificuldades que enfrentou em sua época. “Antigamente não tínhamos tanta estrutura, faltavam salas para a gente trabalhar, juízes faziam rodízio, um ocupava o gabinete de manhã, o outro à tarde. Os funcionários trabalhavam nos corredores. O fórum era no antigo edifício Fenícia, na Avenida Getúlio Vargas e ainda estava em negociação o prédio da avenida do CPA”, testemunha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet