Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

encontro

TJMT aprova remoção de juízes em Primavera do Leste

Foto: Jocil Serra

Comissão de Primavera do Leste solicitou a construção de um novo Fórum e a remoção de magistrados

Comissão de Primavera do Leste solicitou a construção de um novo Fórum e a remoção de magistrados

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, recebeu na tarde da última quarta-feira (30) uma comissão com representantes da Comarca de Primavera do Leste (231 km de Cuiabá) para solicitar a construção de um novo Fórum e a remoção de magistrados para compor o quadro local.

Conforme informou a assessoria, Rubens acatou o pedido de remoção de imediato e sobre a construção de uma nova sede, explicou os critérios para a realização de obras estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Todas as obras que realizamos e que estão em andamento seguem premissas do CNJ, de acordo com o ranqueamento de prioridades já elaborado, que foi formulado levando-se em consideração dados que comprovaram a real necessidade das mesmas. Começamos com as consideradas mais imprescindíveis e a próxima gestão com certeza continuará atuando nas comarcas. Quanto aos magistrados, o edital logo será lançado e após o carnaval os juízes estarão à disposição”, explicou o presidente em entrevista à assessoria do TJMT.

OAB/MT e Subseção pedem construção de novo fórum para Primavera do Leste
Presidente recebe visita do procurador Paulo Prado


A comissão ressaltou a necessidade de novas instalações para o Poder Judiciário de Barra do Bugres. A juíza diretora do Foro da Comarca, Viviane Brito Rebello Isernhagen, explica: “hoje temos seis varas e cinco magistrados. Tramitam na comarca cerca de 24 mil processos e temos uma Vara Especializada em Violência Doméstica que não foi instalada por falta de espaço físico. Pretendemos também instalar uma Central de Conciliação e salas para os juízes leigos, para isso precisamos de estrutura adequada. A comarca é a quinta economia do Estado e continuará crescendo”.

Segundo o prefeito Érico Piana, o atual prédio foi entregue em 1990: “agora o município cresceu muito e precisamos de um espaço melhor. A doação do terreno mostra que estamos prontos para colaborar novamente".

O presidente da Câmara Municipal de Barra do Bugres, Estaniel Pascoal, afirmou que a Câmara Municipal aprovou a lei para a doação de um novo terreno ainda em 2007.

“Todos concordam que a comarca precisa de nova estrutura. Teremos uma reunião com o presidente eleito do TJ, desembargador Orlando Perri, e continuaremos nossas solicitações”, assinalou o presidente da OAB-MT, Maurício Aude.

“Nosso município terá em dez anos cerca de 100 mil habitantes. Estamos pensando a longo prazo. Sabemos que a atual gestão do desembargador Rubens tem envidado esforços no sentido de atender a todos com uma gestão moderna. Trouxemos nossos anseios e esperamos que a próxima gestão também atue para beneficiar nossa comarca”, afirmou Nelson Manoel Júnior, presidente da subseção da OAB em Barra do Bugres.

Com informações da assessoria de imprensa do TJMT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet