Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Geral

INÍCIO DOS JULGAMENTOS

Ano Judiciário será aberto nesta sexta-feira pelo ministro Joaquim Barbosa

Foto: Reprodução / Ilustração

Ano Judiciário será aberto nesta sexta-feira pelo ministro Joaquim Barbosa
O Ano Judiciário será aberto amanhã, 1º de fevereiro, em sessão solene do Supremo Tribunal Federal (STF). A solenidade, que será presidida pelo ministro Joaquim Barbosa, tem início marcado para as 10 horas e marcará o início dos julgamentos em 2013. 

A sessão especial reúne representantes dos Três Poderes da República, que irão discursar no Plenário do STF. Realizada desde 2004, o evento atrai diversas autoridades políticas e judiciárias.

A TV Justiça (www.tvjustiça.jus.br) e a Rádio Justiça (104,7 MHz, no Distrito Federal, ou www.radiojustica.jus.br) acompanharão o evento. As sessões de julgamento serão iniciadas na próxima semana. Na terça-feira (5), serão realizadas sessões da Primeira e Segunda Turmas do STF e, na quarta-feira (6), ocorre a primeira sessão plenária de 2013.

Ministro do STF determina oitiva de Pedro Henry em inquérito que apura peculato

STF nega pedido de liminar da oposição contra MP do Orçamento

Conforme informações da assessoria de imprensa do STF, em 2012, o Supremo realizou diversos julgamentos importantes, entre eles o que examinou a constitucionalidade de o Ministério Público iniciar ação penal com base na Lei Maria da Penha sem necessidade de representação da vítima; o julgamento sobre anulação de títulos de propriedade de terras na Reserva Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, no sul da Bahia; o do ProUni e da constitucionalidade das cotas raciais para o ingresso nas universidades públicas; a questão da inconstitucionalidade da regra que proíbe a liberdade provisória para presos por tráfico de drogas; a distribuição do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV; e a Ação Penal 470.

Pronunciamentos

Os discursos de abertura do Ano Judiciário serão proferidos pelos presidentes do Supremo, da República, do Senado e da Câmara dos Deputados, ou seus representantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet