Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Marzagão

MPF apura irregularidades na demarcação de gleba

Foto: Reprodução

MPF apura irregularidades na demarcação de gleba
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquérito civil público para apurar supostas irregularidades na demarcação de áreas na gleba Marzagão, localizada em Rosário Oeste (128 km de Cuiabá).

Conforme portaria assinada no último dia 1º pela procuradora da República Vanessa Scarmagnani, havia um procedimento administrativo sobre o tema, mas a necessidade de mais informações e de maior prazo e a complexidade do caso levaram à instauração do inquérito.

Trabalhadores rurais interditaram a BR-163 nesta semana para reivindicar a posse da gleba Marzagão -- quase 70 mil hectares pertencentes à União.

Em 2011, a Justiça Federal determinou a anulação de doações de terras feitas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária para advogados, comerciantes, empresários e fazendeiros.

Assim, a Justiça determinou a devolução das terras para a União. De acordo com a associação dos trabalhadores rurais da comunidade Marzagão, aproximadamente 800 famílias aguardam uma decisão do governo federal sobre assentamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet