Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

região descoberta

Ação civil pública quer obrigar Estado a implantar Bombeiros em Alto Araguaia

Foto: Reprodução/ilustração

Ação civil pública quer obrigar Estado a implantar Bombeiros em Alto Araguaia
Uma ação civil pública, de autoria da Defensoria Pública, quer obrigar o governo do Estado a implantar de uma unidade do Corpo de Bombeiros e m Alto Araguaia. De acordo com ação, são cerca de 40 mil habitantes de cinco municípios, na região de Alto Araguaia, que estão desassistidos desta instituição.

Segundo os defensores públicos autores da demanda judicial, Carlos Eduardo de Freitas Souza e Hugo Ramo Vilela, o Corpo de Bombeiros mais próximo para atender estas cidades fica a uma média a 200 quilômetros de distância, no município de Rondonópolis.

Eles explicam que o órgão é de fundamental importância para a prevenção de danos ao patrimônio cultural local e prestação de serviços de indiscutível relevância para a segurança da população.

A unidade servirá para atender os municípios de Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Araguainha e Ponte Branca. Os defensores esclareceram que antes da de optar por ingressar com uma ação civil pública foram encaminhados diversos ofícios alertando as autoridades públicas sobre os riscos à população.

Consta da ação que os incêndios ocorridos na região de Alto Araguaia, são combatidos – quase sempre – com a ajuda de caminhões-pipa, fornecidos pelos municípios, porém não têm a mesma eficiência do Corpo de Bombeiros no controle de chamas.

"Estamos tratando também da vulnerabilidade das crianças nas escolas, de idosos nos asilos, de enfermos nos hospitais e de toda a população em geral, que podem sujeitar-se a acidentes das mais variadas espécies, sem contar os incêndios que são donos de um verdadeiro poder incalculável de destruição em massa", diz um trecho da ação civil pública.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet