Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Administrativo

Agentes comunitários recebem nova capacitação

O programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, coordenado pela juíza Ana Cristina Silva Mendes, realizou na semana passada, na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, mais uma etapa da educação continuada para os agentes comunitários de Justiça e Cidadania. O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel PM Alexandre Mendes, abordou o tema “Drogas, o câncer do século”.

De acordo com a juíza Ana Cristina, a palestra sobre drogas possibilitou aos agentes comunitários a identificação do problema e o que pode ser feito para minimizá-lo. “Entendo que hoje o problema atinge todas as classes sociais. Os agentes são multiplicadores neste contato próximo com as famílias dos dependentes e ajudam a lidar com os impasses causados pelas drogas e violência dentro da estrutura familiar e da sociedade”.

O trabalho dos voluntários é de extrema importância ao Judiciário, porque são eles que atuam efetivamente dentro da comunidade. Durante o evento, a juíza coordenadora apresentou os oito novos agentes que contribuirão com os profissionais que já estão em atividade.

Para o tenente-coronel PM Alexandre Mendes, os agentes comunitários são muito importantes para o Judiciário e para todas as instituições do Estado. Segundo ele, com este trabalho todos podem ajudar as pessoas e também buscar a solução dos problemas dentro de sua própria comunidade. “Todos precisam de ajuda quando são usuários de drogas, e as melhores armas são o amor, a compreensão, o diálogo e a confiança”, assinalou o comandante, cuja palestra foi pautada em instrumentos de sensibilização, como a apresentação de fotos e vídeos explicativos acerca das consequências do uso das drogas.

Rodrigo Botelho, agente comunitário empossado, é técnico de eletromecânica e irá atuar na região do bairro Tijucal. Ele soube da atuação e do trabalho da Justiça Comunitária pelo presidente do bairro. Ao participar de uma seleção, acabou sendo integrado à equipe de agentes. “A oportunidade de fazer um trabalho social que irá trazer bem-estar aos moradores da minha comunidade é a minha meta a ser alcançada”, afirmou.

Os novos agentes comunitários irão atuar nos postos de Acorizal e, em Cuiabá, nos bairros do CPA III, CPA IV, Paiaguás, e Tijucal.

Justiça Comunitária - O programa atua com 15 postos em Cuiabá, incluindo o Distrito de Nossa Senhora da Guia e o Município de Acorizal. As comarcas de Várzea Grande, Poconé, Chapada dos Guimarães e Lucas do Rio Verde também têm representantes da Justiça Comunitária.

O programa foi instituído pela Lei nº 8.161/2004. Constitui em uma alternativa de acesso à justiça, prevenindo litígios, favorecendo a conciliação e aproximando o Poder Judiciário da população. Toda orientação é fornecida por agentes residentes na própria comunidade. As áreas de abrangência envolvem, entre outras, Direito de Família, Previdenciário e do Consumidor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet