Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

OAB/MT requer não limitação de número de processos para retirada em Vara Bancária

A diretoria da OAB/MT oficiou a Corregedoria-Geral da Justiça nesta quinta-feira (4 de abril) pleiteando a alteração de procedimento oficioso adotado na 1ª Vara de Direito Bancário da Comarca de Cuiabá que tem limitado o acesso dos advogados a cinco processos por visita à serventia.

“Esse procedimento fere de morte o quanto previsto na Lei Federal nº 8.906/94 – Estatuto da Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil – especificamente em seu artigo 7º, incisos XIII e XV”. Esses artigos dispõem ser prerrogativa dos profissionais examinar os processos em qualquer órgão público independente de procuração, salvo em caso de sigilo.

O presidente da Seccional, Maurício Aude, observou que os dispositivos legais não restringem número de processos aos quais pode ter acesso o profissional da advocacia e requereu ao desembargador corregedor Sebastião de Moraes Filho para encaminhar expediente para orientar a unidade judicial a “não proceder de modo a limitar o acesso de advogados e advogadas a certo e determinado número de feitos”.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet