Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Geral

Mudanças melhoram acesso à rede do judiciário

A manutenção no sistema de tecnologia do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), realizada nos dias 16 e 17 de março e na Semana Santa, gerou estabilidade e rapidez nos serviços online oferecidos pela instituição. Foram instalados e ativados dois Switch Core, concentrador da rede que interliga todos os servidores e computadores do Judiciário. “Já se percebe uma melhora considerável no desempenho do sistema. Diminuiu o problema de instabilidade e demora no tráfego de dados”, explicam os gerentes de Infraestrutura do Departamento de Conectividade da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI), Nelson Júnior e Hércules Brandão Dias.

Eles ressaltam que as melhorias são substanciais para servidores, advogados, magistrados, entre outros, que utilizam os serviços disponibilizados no Portal do TJMT. O acesso das máquinas da instituição à rede interna de banco de dado também ganhou estabilidade, segurança e rapidez.

Segundo Hércules, foram implementadas a migração da infraestrutura de virtualização 4.1 para 5.1 e de Storages VSP, além de novos servidores Blade, que praticamente triplicaram a capacidade de armazenamento do banco de dados. “A nossa Blade, por exemplo, possibilita o uso racional de energia. O equipamento liga automaticamente se precisar do recurso, caso contrário fica desligado para não gastar energia elétrica”, frisa.

A principal melhoria, salienta Hércules, é o incremento da velocidade na comunicação entre os equipamentos que suportam a rede. “Os aplicativos ficam mais rápidos, com menos possibilidade de ficar fora do ar”, frisa. A eficiência é conquistada em paralelo ao aumento da capacidade de armazenagem, necessária para atender à demanda crescente de informações geradas com a gravação de audiência, dos sistemas administrativos e judiciários, expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe), majoração do volume de dados das comarcas e a utilização do e-mail corporativo.

As ferramentas disponibilizadas pelo PJe também ganharam estabilidade e agilidade com a implementação do sistema em um novo compartimento físico. “O nosso objetivo é que não fique fora do ar. Também há ganhos na velocidade dos procedimentos”, complementa Hércules.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet