Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

Corregedoria vai fazer mutirão de sentença

A Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso vai fazer um mutirão para reduzir o estoque processual das comarcas e varas que se encontram em situação extrema e precisam, urgentemente, de uma força tarefa para reduzir o número de processos que estão aptos para serem sentenciados.

Para saber quais as comarcas que precisam ser inseridas no mutirão, a corregedoria está fazendo um levantamento on line da quantidade de processos prontos para sentença em cada uma delas. Essas informações vão compor um banco de dados da corregedoria que vai definir quais as comarcas deverão participar da força tarefa.

“Esta corregedoria está procurando desenvolver suas ações em parceria com juízes, servidores e a sociedade em geral para obtenção de resultados satisfatórios, atendendo, assim, aos anseios dos jurisdicionados que clamam por uma justiça célere e eficaz”, destaca o corregedor-geral Sebastião de Moraes Filho.

Em ofício encaminhado aos juízes de primeira instância, o corregedor pediu apoio para que os magistrados se inscrevam para participar do mutirão e ajudar as comarcas que estão com um volume maior de processos.

“Venho encarecidamente solicitar o apoio necessário de vossa excelência no sentido de colaborar com esta corregedoria, se inscrevendo em regime de mutirão de sentença nas varas e comarcas que se encontram em situação extrema e que necessitam de uma força tarefa por parte dos senhores magistrados e servidores”.

Conforme o coordenador da secretaria da Corregedoria, Lusanil Cruz, os juízes que vão participar do mutirão não precisam se preocupar com a logística, já que os processos serão levados e entregues pessoalmente por um servidor do judiciário.

Os magistrados interessados em aderir ao mutirão podem se inscrever até o dia 30 de maio pelo e-mail protocolo.cgj@tj.mt.gov.br.

A meta da Corregedoria é reduzir em 20% o estoque processual de Primeira Instância até dezembro de 2013. Atualmente mais de um milhão de processos tramitam na Justiça de primeiro grau.

Para atingir essa meta a Corregedoria vem realizando diariamente inspeção virtual nos trâmites processuais e fazendo “as ponderações devidas, empreendendo correição on line, dentre outras ações que visam o impulsionamento dos autos e seu conseqüente arquivamento, após a entrega da prestação jurisdicional (sentença com trânsito em julgado”, destacou o corregedor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet