Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

CPJA/DIREITO GV lança indicador que avalia percepção do brasileiro sobre cumprimento da lei

O Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (CPJA/DIREITO GV) convida para coletiva de imprensa que marca o lançamento do IPCLBrasil (Índice de Percepção do Cumprimento da Lei), que será realizada na próxima terça-feira, 23 de abril, das 11h às 13h, no auditório da DIREITO GV (r. Rocha, 233, segundo subsolo, Bela Vista).

O novo índice avalia o grau de percepção do brasileiro em relação ao respeito às leis. A primeira sondagem cobriu o quarto trimestre de 2012 e o primeiro trimestre de 2013, abrangendo oito Unidades da Federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Amazonas e Distrito Federal.

O IPCLBrasil é composto por 2 subíndices. O primeiro, chamado de subíndice de percepção, avalia o quanto a população acredita no respeito e cumprimento às leis, por meio de uma série de perguntas que avaliam diversos comportamentos, do ponto de vista da legalidade, moralidade, instrumentalidade e controle social.

O segundo, denominado de subíndice de comportamento, procura aferir quanto a população transgrediu algumas leis. A combinação estatística dos dois subíndices resulta em uma nota, de 0 a 10, que expressará o IPCLBrasil.

O CPJA/DIREITO GV acredita que essas informações serão importantes para colaborar com a formulação de políticas públicas que contribuam para o aperfeiçoamento da Justiça, do Estado de Direito e da Democracia.

Contamos com a tua participação. Para credenciamento, entrar em contato com Rui Santos pelos números 98175-6932 / 3799-2227 ou pelo e-mail rui.santos@fgv.br.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet