Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

operação aprendiz

João Emanuel e Maksuês serão julgados por formação de quadrilha na próxima semana

João Emanuel e Maksuês serão julgados por formação de quadrilha na próxima semana
Acusados de pelos crimes de peculato, formação de quadrilha e falsidade ideológica, o ex-vereador por Cuiabá João Emanuel Moreira Lima e o ex-deputado Maksuês Leite serão ouvidos no dia 28 de janeiro, às 13h30, em audiência de instrução e julgamento do processo. Além dos dois ex-parlamentares, são réus o ex-assessor jurídico da Câmara, advogado Rodrigo Cyrineu, o ex-secretário-geral da Câmara, Aparecido Alves De Oliveira, o chefe do almoxarifado, Renan Moreno Lins Figueiredo, e Gleisy Ferreira De Souza.

Leia mais
João Emanuel e mais cinco são denunciados por suposto esquema de R$ 1,1 milhão na Camâra Municipal

O juiz Murilo Moura Mesquita reservou ainda os dias 30 de janeiro, 2, 6 e 9 de fevereiro para continuação da instrução devido ao grande número de testemunhas que serão ouvidas.

A denúncia contra os acusados foi feita em abril deste ano, como um desdobramento da Operação Aprendiz, que foi deflagrada em novembro de 2013, pelo Ministério Público Estadual, por meio do Gaeco.

Conforme a denúncia do Ministério Público, os acusados faziam parte de um suposto esquema para desviar dinheiro da Câmara. No desdobramento da operação Aprendiz, foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

Entre os documentos apreendidos haveria a comprovação de fraude em um contrato firmado com a Gráfica Propel, de propriedade de Maksuês. Os materiais nunca teriam sido entregues, porém eram dados como recebidos pelo setor de almoxarifado com a expedição de notas fiscais falsas.

De acordo com a denúncia, as compras simuladas lançaram mão de pagamentos irregulares que alcançaram a órbita de R$ 1.141.041,20. Mesmo com o repasse do valor, nenhum material foi entregue. Todo o esquema foi confessado por Maksuês Leite durante depoimentos ao Ministério Público.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet