Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

OPERAÇÃO ATLÂNTIDA

Empreiteiros e servidores "combinavam" vencedor de licitação

Foto: Tv Serra Azul-BG

O delegado Éder Magalhães fala sobre operação Atlântida

O delegado Éder Magalhães fala sobre operação Atlântida

O delegado federal de Barra do Garças, Eder Magalhães, confirmou que todos os 26 acusados de estarem envolvidos num esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos federais já estão presos. Os mandados de prisão temporária foram cumpridos em Cuiabá (6), Barra do Garças (12), Pontal do Araguaia (3), Canarana (3), Novo São Joaquim (2). No município de Ribeirãozinho foi cumprido um mandado de condução coercitiva.


A delegada Luciane Alves, responsável pelas investigações, disse ainda que uma pessoa foi detida em Goiânia (GO) e outra no município de Paranavaí (PR). Porém, as residências delas se localizam na capital.

Segundo o delegado, a maioria das prisões aconteceu em Barra. Foram doze. Entre os presos, informações dão conta que tem um ex-secretário municipal de obras de Barra do Garças, empreiteiros, funcionários públicos, integrantes de comissões de licitações, servidores da Sinfra ( secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso) e da Caixa Econômica Federal.

O delegado explicou que o esquema consistia na "combinação"  de preços entre empresários e servidores. Eles combinavam o vencedor das licitações e ainda declaravam uma espessura menor nas obras de asfalto com intuito de desfalcar o erário público. A suspeita é que o 'rombo' chegue a R$ 38 milhões de reais. Cerca de 200 agentes federais participaram da operação que ainda contou com a presença de técnicos da Controladoria Geral da União (CGU).

O delegado Eder salientou que o esquema contava com a conivência de funcionários da Secretaria de Infra-estrutura (Sinfra) e da Caixa Econômica Federal, que faziam 'vista grossa' e autorizavam o pagamento das obras. Os policiais cumpriram ainda 35 mandados de busca e apreensão.

A Justiça Federal determinou também o bloqueio dos bens de 33 investigados, sendo 26 pessoas físicas e sete pessoas jurídicas. Os acusados serão encaminhados nesta quinta (17) para Superintendência da PF em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet