Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

impasse

Produtores da Suia-Missú acusam Funai de fraudar mapa cartográfico

Foto: Aprosum

Protesto impede passagem pela BR 158

Protesto impede passagem pela BR 158

O presidente da Associação dos Produtores Rurais da Área Suia-Missú (Aprosum), Renato Teodoro, acusa a Fundação Nacional do Índio (Funai) de fraudar o mapa cartográfico da propriedade e ‘deslocar’ área indígena para as terras remanescentes da Fazenda Suia-Missú, vendida na década de 90 em um leilão em Goiás.


“A Funai alterou o mapa cartográfico e deslocou a área indígena para dentro das terras da Suia-Missú. Os índios mesmo dizem que nunca moraram lá. A terra deles fica a 80, 100 hectares de distância da nossa. É só ir lá e ver os vestígios”, denunciou Teodoro ao Olhar Direto.

Desde a madrugada, manifestantes indígenas da etnia Xavante e fazendeiros bloqueiam a BR-158, na região da cidade de Alto Boa Vista (distante 1.064 km da capital). Os manifestantes bloquearam completamente a rodovia e não permitem que nenhum tipo de veículo siga em diante.

Os fazendeiros e pequenos produtores estão insatisfeitos e se sentem prejudicados com a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) pela desinclusão imediata deles da suposta reserva.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet