Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

BLOQUEIO DA BR 158

Valtenir pede providências a ministro da Justiça, Casa Civil e Funai sobre conflito de xavantes da suia missú

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) pediu providências do governo federal para solucionar o conflito entre índios xavantes e produtores rurais na região do Vale do Araguaia que resultou no bloqueio...

Foto: Reprodução

Valtenir pede providências a ministro da Justiça, Casa Civil e Funai sobre conflito de xavantes da suia missú
O deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) pediu providências do governo federal para solucionar o conflito entre índios xavantes e produtores rurais na região do Vale do Araguaia que resultou no bloqueio, por parte dos indígenas, de trecho da BR 158, no município de Alto da Boa Vista.


O parlamentar encaminhou ofícios aos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e a presidente da Funai, Marta Matia do Amaral Azevedo, nos quais relatou o estado de tensão sobre a questão indígena no Estado de Mato Grosso.

De acordo com o deputado, o bloqueio da rodovia impede qualquer movimento nesta localidade e causa enormes transtornos entre os moradores da região e usuários da BR 158. Pereira pede providências para garantir o direito constitucional de ir e vir dos cidadãos e o atendimento das reivindicações da comunidade indígena.

"Conforme amplamente divulgado na mídia nacional e considerando incidentes anteriores ocasionados pelo mesmo fato gerador, sabemos que o atual estado de tensão vivido é um verdadeiro barril de pólvora, que necessita urgentemente da intervenção do poder público de todas as esferas no sentido de promover a mediação dos conflitos de interesses da comunidade indígena Xavante e da população local", relatou o parlamentar.



Atualizada
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet