Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

No STF

Às vésperas da desintrusão em Suiá-Missú, Lewandowski cancela reunião com governador e deputados

Foto: Lucas Bólico - OD

Às vésperas da desintrusão em Suiá-Missú, Lewandowski cancela reunião com governador e deputados
O ministro Ricardo Lewandowski cancelou o encontro pré-agendado com o governador Silval Barbosa (PMDB) e a comissão externa de deputados federais presidida por Wellington Fagundes (PR) que trata da desintrusão de não-índios da demarcação de Marãiwatsédé.


Briga histórica por terra deve despejar 7 mil; acusações de fraudes permeiam processo

Lewandowski assumiu a relatoria do processo após a aposentadoria do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Britto. A justificativa para o cancelamento da agenda foi o fato de o ministro estar ocupado assumindo a vice-presidência da suprema corte.

A agenda foi suspensa sem previsão para um novo encontro. A reunião era uma das últimas esperanças para os produtores rurais na tentativa de evitar a desintrusão, prevista para começar no próximo dia 6 de dezembro.

O governo e a comissão deve apresentar ao novo relator os documentos recolhidos nos últimos dias e o produto da reunião feita pela comissão na última semana, no Posto da Mata, em Alto Boa Vista, região da disputa pela terra.

De acordo com o governo do estado, a área de Suiá-Missú não é originária dos índios xavantes. Para sustentar esse argumento, os contrários à desintrusão se apóiam nos depoimentos de indígenas e em documentos do órgão federal que precedeu a Funai, o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), que declarou à época que a área não era de interesse indígena.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet