Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

suiá missú

Júlio protesta contra truculência na desocupação de gleba no Araguaia

Foto: Reprodução

Júlio protesta contra truculência na desocupação de gleba no Araguaia
O deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) protestou no plenário da Câmara sobre a maneira truculenta com que o Governo Federal, através da Força Nacional, da Polícia Federal e o Exército brasileiro, estão fazendo a desintrusão da área de Suiá-Missu, região do Vale do Araguaia. De acordo com o parlamentar as sete mil famílias que ocupam a região há mais de 25 anos estão sendo expulsas de suas casas.


“Essas famílias que estão sendo expulsas estão há mais de 20, 25 anos produzindo alimentos para o Brasil, estão sendo expulsos dessa terra para contemplar uma minoria indígena que sequer mora nessa região”, argumentou o deputado Júlio Campos. 

Júlio repercute OD sobre rombo de R$ 300 mi em MT por desonerações

Segundo o parlamentar, essa comunidade indígena já está ocupando há muitos anos o Parque Nacional do Xingú e agora o Governo de Mato Grosso ofereceu ao Ministério da Justiça uma opção de permuta a eles.

“Com a troca de 165 mil hectares de terra da região da Suiá-Missu por uma reserva ecológica de 230 mil hectares totalmente virgem, os índios poderiam gozar do maior conforto possível para a sua comunidade”, acrescentou Júlio Campos.

Ele lamenta, porém, que o governo federal não tenha aceitado a permuta da área com o Estado. “A maioria dos índios aceitou, mas o Governo Federal, através dessa malfadada FUNAI, que quer tomar conta do Brasil, em especial de Mato Grosso, realmente está fazendo hoje uma barbárie com bombas de gás lacrimogêneo, com todos os tipos de bala, causando grande tumulto no Vale do Araguaia em Mato Grosso”, concluiu o deputado democrata.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet