Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Para Brasil, não houve fraude em eleições iranianas

O governo brasileiro achou “ótimo” os protestos de rua no Irã, afirmou que esse é um “sinal de vida democrática” e deixou claro que não questiona a vitória do presidente Mahmoud Ahmadinejad, nas eleições realizadas sexta-feira. Ao contrário da preocupação demonstrada pelos Estados Unidos e pelos países da União Europeia (UE), o assessor de Assuntos Internacionais do Palácio do Planalto, Marco Aurélio Garcia, rejeitou as informações de que membros da oposição iraniana teriam sido presos em Teerã. O governo brasileiro, entretanto, não informou se enviou ou não uma carta reconhecendo a vitória de Ahmadinejad.


Já o ministro de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, declarou que estava “torcendo” pelos opositores. “Quando vi a notícia de que havia um candidato reformista, claro que nossa torcida era para ele”, disse Vannuchi, que já havia declarado que tinha ficado “aliviado” com o cancelamento da viagem de Ahmadinejad ao Brasil.


A oposição diz que houve fraudes nas eleições. O candidato opositor e ex-primeiro-ministro Mir Hossein Mousavi pediu ontem oficialmente a anulação do pleito. Pelo segundo dia consecutivo, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra os resultados. Eles foram dispersos com golpes de cassetete e bombas de gás lacrimogêneo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet