Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

na esteira do pai

Janaína Riva confirma candidatura a deputada estadual e não crê que escândalo envolvendo João Emanuel prejudique sua campanha

Foto: Reprodução

Janaína Riva confirma candidatura a deputada estadual e não crê que escândalo envolvendo João Emanuel prejudique sua campanha
Agora não tem mais volta. A filha do deputado estadual José Riva (PSD) e esposa do vereador João Emanuel (PSD), Janaína Riva (PSD), de 25 anos, vai mesmo disputar uma vaga na Assembleia Legislativa este ano. Política nata, a jovem que é mãe de dois filhos, disse em entrevista ao Olhar Direto que sempre teve medo de se precipitar, mas acredita ter chegado a hora dela e que não dá mais para esperar, mesmo em meio ao período conturbado pelo qual passa o mandato do seu marido, que depois da Operação Aprendiz desencadeada pelo Gaeco renuncirou à presidência da Câmara de Cuiabá.


“As pessoas têm que entender que uma coisa é Riva político, outra é Riva meu pai, uma coisa é João político, outra é João Marido. Eu sou Janaina e é assim que quero ser conhecida. Não filha deste ou esposa daquele. Eu me orgulho da minha família e quero construir a minha carreira política. Sempre tive medo de me precipitar, por que gostaria de ter mais experiência para entrar na vida pública. Mas não da para esperar mais, acho que a hora é agora, eu nasci para isso e gosto muito mesmo da política, não da demagogia, do blá blá blá. Acredito que políticos são instrumentos  para realizar sonhos e, para isso, estou me aprofundando nos estudos. Quero ser uma candidata com conteúdo”, revelou.

Leia também: Para Janaína, candidatura de Riva ao governo está 'inviabilizada' por ações judiciais
Janaína acredita que inelegibilidade de Riva será revertida na Justiça
Política nata, Janaína acredita que herdará base eleitoral do pai José Riva
Substituta de José Riva na política, Janaína está pronta para a campanha e adverte: nenhum ataque ficará sem resposta

Quando questionada se ela acreditava que os escândalos envolvendo o marido dela poderiam atrapalhar de alguma forma sua candidatura, Janaína rapidamente responde que não. “Acredito que não. Justamente por crer que as pessoas saibam fazer essa distinção de que os problemas dele (João Emanuel) serão resolvidos por ele e pela câmara municipal. Eu posso responder e falar somente por mim, assim como ele fala por ele”, afirma.

Janaína tem pela frente o desafio de ‘substituir’ o pai na vida pública, que desde o ano retrasado mantém firme o discurso de que este é o seu último mandato. Apesar de afirmar que não tem pretensão de preencher o que ela avalia como ‘vazio’ que ficará com a aposentadoria de José Riva, ela diz  que sua candidatura há tempos vem sendo pensada pelo grupo político do qual faz parte e acredita que herdará a base eleitoral do pai. A jovem diz  também que não tem medo do peso do seu sobrenome, ao contrário, vê isso como um ponto positivo.

“Se me perguntarem o que acho de Riva político tenho que começar a falar de mais de 30 anos de vida pública, isso daria um livro. Coloquei uma coisa na minha cabeça, eu tenho o apoio e digo apoio mesmo, do deputado mais votado das últimas 4 eleições a estadual. Não posso encarar isso de forma negativa, ele tem trabalho prestado, participou da construção desse estado, isso é ponto positivo e ponto”, otimiza.

Eleito pela primeira vez como deputado estadual em 1994, José Riva, há 20 anos se reelege em todos os pleitos sempre entre os deputados mais votados de Mato Grosso. Paralelo a isso se alternou também nos cargos de presidente e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa. Atualmente ele está afastado da presidência por ordem judicial. Na última eleição o deputado se reelegeu com 93.594 mil votos pelo seu ex-partido, o PP.

Com relação a uma possível rejeição que por ventura possa acontecer em torno do seu nome, Janaína diz acreditar que os pontos positivos superam os negativos. “Tenho uma coisa que nenhum candidato ao primeiro pleito tem, que é grupo. Então tudo que vier pra mim é lucro. Prefiro seguir adiante, não pensar nos que não vêm e tentar convencer os eleitores que não me conhecem que eu sou uma boa opção. Eu tenho uma entrada boa com categorias que meu pai e o João não chegam, que são os jovens principalmente, porque eu sempre fui ligada a movimentos. Além disso, tenho uma identificação com as mulheres e por ser mãe, isso é uma coisa que nos torna iguais independente de quem seja” explicou.

Para Janaína o momento é de planejamento e estudo, pois, segundo ela, os cidadãos estão cada vez mais exigentes e não aceitam mais só promessas, daí a necessidade de entender profundamente o mecanismo de funcionamento da Casa de Leis. “Tem que estudar e ter vontade de fazer por que às vezes o deputado não consegue nem emenda pra trabalhar. A experiência a gente ganha com o tempo. Sei q meu pai não entrou lá sabendo”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet