Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SAINDO PELA TANGENTE

Em Cuba, Lula insiste com Blairo Maggi para a disputa do governo de MT, mas ouve respostas sobre grãos

Foto: Fotos de Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula da Silva e Blairo Maggi conversaram sobre energia e agricultura com o presidente Raúl Casto

Lula da Silva e Blairo Maggi conversaram sobre energia e agricultura com o presidente Raúl Casto

É provável que o repertório de ‘tiradas sarcásticas’ do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha se esgotado na viagem a Cuba, com o ex-governador e atual senador Blairo Maggi (PR), na busca de convencê-lo a disputar o governo de Mato grosso, nas eleições de outubro. Durante a viagem que se encerra nesta ‘sexta-feira gorda’ de carnaval (28), Lula tem se utilizado de praticamente todos os argumentos disponíveis para arrancar de Blairo Maggi o ‘sim’ ao ingresso em nova disputa para o Palácio Paiaguás, no pleito deste ano, assegurando um palanque robusto à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT).


Lula tenta convencer Blairo Maggi a assumir candidatura ao governo de Mato Grosso, em viagem a Cuba

A reportagem do Olhar Direto apurou que eles passaram os últimos quatro dias juntos, durante a visita a Cuba, algo impensável quando exerciam a chefia do Poder Executivo. De Havana, eles chegaram até mesmo a estar na fazenda da empresa agrícola militar Cubasoy, em Ciégo de Ávila. Foram  conhecer a produção de soja e feijão de Cuba com cultivares preparados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Grupo André Maggi.

Em release da assessoria do Instituto Lula, o texto avisa que “Maggi foi convidado por Lula para conhecer as plantações da ilha e ajudar no intercâmbio de conhecimento técnico para aumentar a produtividade da produção agrícola cubana”.

Em troca, o senador republicano convidou os cubanos a conhecerem toda a cadeia da soja, milho e algodão de suas fazendas, em Mato Grosso, cuja produtividade, graças ao alto uso de tecnologia, está entre duas e quatro vezes do maior que a obtida em Cuba.

Lula tentou arrastar a conversa para o viés político eleitoral. Maggi manteve o foco no agronegócio e explicou como o cerrado, que na década de 1970, era considerado uma terra imprestável para o cultivo cereais graneleiros e se tornou a principal região produtora de grãos no Brasil. “A soja no Centro-Oeste do Brasil é tecnologia pura, desenvolvida pela Embrapa e outras instituições privadas. E hoje ultrapassamos a produção dos Estados Unidos, com 92 milhões de toneladas”, disse ele, para os fazendeiros cubanos.



A Cubasoy foi criada em 2006 e tem contado com o intercâmbio de técnicos da Embrapa para tentar melhorar a produção de soja na ilha. Todavia, ainda necessitam de maior conhecimento sobre o solo, acesso a sementes mais modernas e melhor maquinário para ampliar a produção, atualmente em caráter experimental, com variedades de sementes a partir do conhecimento transferido pela Embrapa e equipamentos adquiridos no Brasil.

Com comandante Raúl

Lula e Maggi conversaram sobre energia e agricultura com o presidente Raúl Casto, irmão de comandante Fidel. Falaram sobre a ampliação do uso de biomassa na matriz energética cubana, aproveitando a vocação do país para a produção de cana-de-açúcar. Na ilha, o irmão de Fidel é tratado como comandante Raúl.

Lula e Maggi tentam mostrar aos ‘los hermanos’ cubanos a experiência brasileira de qualidade na produção de soja, para melhorar a produtividade do cultivo na ilha.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet