Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MOMENTO DE REFLEXÃO

Blairo Maggi pede a Lula tempo para decidir, mas tendência é de que seja candidato a governador de MT

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Blairo Maggi pede a Lula tempo para decidir, mas tendência é de que seja candidato a governador de MT
A semana que passou ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez com que o ex-governador e atual senador Blairo Maggi (PR) admitisse “refletir melhor” sobre uma eventual nova candidatura a governo de Mato Grosso, nas eleições deste ano. Ele foi com Lula para Cuba e recebeu tratamento de chefe de Estado, ao apresentar alternativas para melhorar a produtividade de soja e corrigir a deficiência energética da ilha.


Silval defende investimentos no MT Integrado e Copa do Pantanal, mas nega que vá deixar endividamento
Silval aguarda decisão de Maggi para resolver se é candidato ou não, mas vai consultar PMDB e Dilma

Em verdade, Lula está de olho é na contribuição que Blairo tem condições de oferecer para a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), que vislumbra um páreo duríssimo com outros dois presidenciáveis – o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), neto do ex-presidente Tancredo Neves, e o governador Eduardo Campos (PSB), de Pernambuco, neto do ex-governador Miguel Arraes.

Maggi pediu “um tempo” para Lula e ao seu próprio partido, o PR, ante de se iniciar as discussões dentro do grupo de agremiações que compõem o arco governista - atualmente, PMDB, PT, PR, PSD, PP, PC do B, Pros, PSC e PRB. “Sem a sua candidatura, as coisas se complicam. E tanto Mato Grosos quanto a Dilma necessitam de você”, teria repetido Lula, durante a viagem a Cuba.

Para embasar sua tese, o ex-presidetne Maggi venceu as eleições para governador do Estado em 2002 com 51% dos votos, no primeiro turno. Depois, em 2006, se reelegeu governador de Mato Grosso com 69,59% dos sufrágios. Já em 2010 conquistou a vaga de senador com 66% dos votos, conquistando votação maior que o próprio governador Silval Barbosa (PMDB), seu companheiro de chapa.

“Eu não tenho dúvidas em afirmar que o senador Blairo pensa seriamente na candidatura”, revelou o deputado estadual Mauro Savi (PR), para interlocutores privilegiados, sem pedir ‘off’. O que pesa para ‘sim’ do senador republicano é o fato de, em sendo candidato, ser obrigado a responder por estripulias e possíveis irregularidades cometidas por assessores, no seu mandato.

Como é certa a candidatura do senador José Pedro Taques pelo PDT, com apoio de Democratas e tucanos, entre outros, deve acontecer um choque de titãs, nas urnas, em outubro. E o cenário bem peculiar: Maggi X Taques.

Outra sinalização da candidatura de Maggi é a hipótese cada vez mais clara de desincompatibilização do governador Silval Barbosa (PMDB), adversário do senador Jayme Campos (DEM) para o Senado. A única dúvida reside no fato de pesquisas de opinião pública sobre tendência do eleitorado, para consumo interno dos partidos governistas, supostamente apontarem que uma candidatura de Silval a qualquer cargo arrastaria um desgaste enorme a seu aliado.

A reportagem do Olhar Direto tentou vários contatos por telefone e e-mail com Blairo Maggi. Sua assessoria ficou incumbida de tentar contatá-lo no decorrer dos próximos dias para atender às perguntas da reportagem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet