Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SUCESSÃO EM MATO GROSSO

PT deve perder Julier ao PCdoB para evitar ‘racha’ e apresentar pré-candidatura a governador de Lúdio

Foto: Ronaldo Pacheco / Olhar Direto

PT deve perder Julier ao PCdoB para evitar ‘racha’ e apresentar pré-candidatura a governador de Lúdio
Como forma de evitar ‘sangramento’ público ainda maior provocado por uma nova disputa interna, o Partido dos Trabalhadores deve liberar o juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, a se filiar em outra agremiação, tendo maiores chances para o PCdoB. Julier Sebastião já avisou que só iria se filiar com a garantia de ser o pré-candidato a governador do Estado pelo PT ou então ao Senado, em caso de uma candidatura do ex-governador e senador Blairo Maggi (PR).


Dilma tenta demover Silval da "decisão" de não concorrer ao Senado e ouve que “não tem jeito"
Maggi recebe Lúdio no Senado com simpatia e revela ter prometido a Dilma palanque unificado dos aliados em MT

“O PT não enfrenta crise interna nem qualquer disputa. Não está dividido. Existe democracia interna no PT que está sendo exercitada, o que alguns não estão acostumados”, disse o líder do Partido na Assembleia, deputado Alexandre Luiz César, na tribuna do Plenário Renê Barbour.

“Temos maturidade para tomar nossas decisões. E vamos assegurar um palanque unificado e robustecido para trabalhar prela reeleição da presidenta Dilma”, pontuou Alexandre.

O ex-vereador Ludio Cabral disse para a reportagem do Olhar Direto desconhecer qualquer postura do Diretório Regional do PT em relação a Julier Sebastião. Ele disse que espera debater o tema na reunião da Executiva Estadual, no próximo domingo.

“É evidente que a prioridade é construir o melhor palanque possível para a presidenta Dilma e creio que humildemente estou colaborando para isso. Mas a pré-candidatura é um direito meu e a definição [sobre qual nome apresentar] é que cabe ao diretório”, pontua Lúdio, que continua coletando assinaturas para registrar sua pré-candidatura às prévias internas do PT.

Comunista
O presidente estadual do PCdoB, Aislan Galvão, explicou que o convite feito pelo ministro Aldo Rebello, dos Esportes, para Julier se filiar continua valendo. Todavia, evitou avaliar o imbróglio enfrentado pelo PT.

“É evidente que o doutor Julier é um quadro de envergadura e que nos interessa. Mas quem fala pelo PT, sem dúvida, são os dirigentes do PT. Não posso fazer juízo de valor sobre suas discussões internas. Somos aliados e a convivência somente tem prosperado porque um respeita o espaço do outro”, completa Aislan, para a reportagem do Olhar Direto.

No último domingo, Julier ainda tinha esperanças de ter aval do PT. Todavia, a movimentação de Ludio Cabral durante a semana praticamente minaram suas chances.

Cabral deu a largada à colega de assinaturas, visitou parlamentares em Brasília, inclusive Blairo Maggi – principal líder da base governista, conversou com os ministros Aloísio Mercadante (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relação Institucional). E, de quebra, recebeu o aval da Executiva Nacional de que a decisão de Mato Grosso seria respeitar, sem risco de intervenção para mudar qualquer resultado desfavorável a pessoas ou grupos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet