Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

oitivas

Julier, Lúdio e Daltro farão “debate” para base decidir quem será o candidato

Foto: Reprodução

Julier, Lúdio e Daltro farão “debate” para base decidir quem será o candidato
Lideranças dos principais partidos da base aliada decidiram, na noite desta quarta-feira (18), que os três pré-candidatos a governador do grupo, o vice-governador Chico Daltro (PSD), o ex-juiz federal Julier Sebastião (PMDB) e o ex-vereador Lúdio Cabral (PT), farão uma espécie de debate na próxima segunda-feira (23) para decidir quem será o candidato oficial.


“Os eleitores não decidem seu candidato através do debate? Nós também queremos essa oportunidade”, afirmou o deputado federal Valtenir Pereira, presidente regional do PROS, logo após o termino da reunião. “A ideia é esgotar todo o debate possível para decidir de forma consensual quem será o nosso candidato”, completou Aislan Galvão, presidente regional do PC do B.

De acordo com Valtenir, às 7h30 de segunda começará o “debate”, na sede do PR em Cuiabá, no Bairro Bosque da Saúde. O formato será parecido com o de uma “defesa de tese”, na qual cada um dos pré-candidatos vai expor suas ideias, plano de governo e a sensação de receptividade que teve ao viajar pelo estado para três representantes de cada sigla da base.

Um dos motivos da criação desse método foi colocar um fim na tese de que o PSD estaria sendo excluído das negociações. “A unidade não se dá se você excluir alguém traumaticamente. Por isso vamos ouvir todos e então discutir novamente para chegarmos a um consenso de quem será o candidato”, ponderou o ex-senador Márcio Lacerda, presidente regional do PMDB.

Sem pressa

Apesar de admitirem existir uma grande chance de o candidato do grupo ser escolhido ainda na segunda, os líderes presentes salientaram não terem mais pressa na definição. “Já tivemos um prejuízo com a indefinição, mas entre segunda e o dia 30 (prazo máximo), não haverá muita diferença. Não vamos recuperar o tempo perdido. Por isso vamos esgotar a discussão ao máximo”, professorou Aislan Galvão.

A opinião foi apoiada pelo deputado federal Eliene Lima (PSD) e pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR). Em tom de ironia, o republicano chegou a agradecer o fato de a imprensa perguntar sobre os prejuízos políticos de ainda não existir um consenso em torno de uma candidatura e disse “agradecer a preocupação”. Já o social democrata ressaltou a capilaridade do grupo como um fator superior a essa indefinição.

No último encontro, realizado terça-feira (17), os aliados definiram sete critérios no mínimo curiosos, para escolher o candidato a governador. E com base nos critérios, em contato informal com dirigentes e parlamentares aliados, a reportagem do Olhar Direto aponta os nomes supostamente favorecidos, em cada quesito:

1) Perfil do candidato, levando-se em conta desde o currículo até a expectativa do eleitorado. (Julier Sebastião, PMDB)
2) Momento político vivido pelo pré-candidato a governador. ( Favorece Julier)
3) Potencial de agregar aliados no curto prazo. (Favorece Ludio Cabral, do PT)
4) Intenção de voto em pesquisa sobre tendência do eleitorado. (Ludio)
5) Conhecimento dos municípios de Mato Grosso. (Favorece Chico Daltro, do PSD)
6) Capacidade de enfrentamento do debate, principalmente na TV. (Ludio e Julier)
7) Melhor perspectiva de desempenho diante do principal adversário, o senador José Pedro Taques (PDT), pré-candidato ao governo de Mato Grosso pela oposição a Silval. (Julier)

Fazem parte do arco de aliança governista: PMDB, PT, PSD, PR, Pros, PCdoB e mais cinco partidos emergentes. Márcio Lacerda revelou que ainda acredita no ‘retorno’ do Partido Progressista, diante da dificuldade do ‘rei da soja’ Eraí Maggi Scheffer honrar o compromisso assumido com a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), se permanecer junto à oposição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet