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Domingo, 28 de abril de 2024

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Candidatos de MT valorizaram redes sociais e montam equipes específicas para Facebook e Twiter

Foto: Ilustração - Internet

Candidatos de MT valorizaram redes sociais e montam equipes específicas para Facebook e Twiter
Faltando pouco mais de três meses para as eleições para o governo de Mato Grosso, finalmente partidos e pré-candidatos decidiram correr contra o tempo para ampliar sua atuação nas redes sociais, de olho em uma legião de eleitores cada vez mais influenciada pelo que vê e lê na internet. Pesquisa recente encomendada pela Secretaria da Copa do Pantanal Fifa 2014 (Secopa) revela que jovens da Grande Cuiabá conversam mais pelas redes sociais do que por telefone ou pessoalmente.


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O advogado Jackson Coutinho Coleta, especialista em direito eleitoral, explica que, pela lei, oficialmente, a campanha eleitoral na rede só começa no dia 6 de julho. No entanto, as legendas e candidatos tem buscado criar laços com o eleitor que possam render frutos nas urnas, cientes do potencial das mídias como plataforma de discussão – que veio à tona, de forma mais evidente, durante os protestos de junho de 2013, capaz de arrastar mais de 50 mil pessoas pelas ruas de Cuiabá.

Todos os pré-candidatos ao governo de Mato Grosso usam e abusam das redes sociais. José Pedro Taques (PDT), Julier Sebastião Silva (PMDB), Ludio Cabral (PT), Chico Daltro (PSD) e José Marcondes Neto ‘Muvuca’ (PHS) usam e abusam do Facebook. Fazem campanha escancarada quase sem serem advertidos pela Justiça Eleitoral – única que não necessita ser provocada para agir.

Julier Sebastião foi o único advertido, recentemente, pelo Tribunal regional Eleitoral (TRE), quando recebeu ordem para retirar do ar propaganda extemporânea. A página de Julier pulou de menos de mil para quase cinco mil seguidores, após o ‘pito’ da Justiça Eleitoral e é citada como exemplo de interação entre político e eleitor. São raros os comentários postados por seguidores que ficam sem resposta da assessoria do peemedebista.


Dados da Secopa revela que existem quase 1,15 milhão de mato-grossenses com acesso à internet, em casa ou no local de trabalho. Deste total, mais 80% estão conectados às redes sociais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística projeta que Mato Grosso possui 3,11 milhões de habitantes.

Este número pode ser maior se for levado em conta que o volume total de pessoas com acesso à internet, no Estado, chega a quase 1,5 milhão – praticamente metade da população. No entanto, o Estado não divulga que proporção deste total acessa as mídias interativas.

Os protestos que levaram milhões de pessoas às ruas no ano passado trouxeram à tona o poder crescente que estas ferramentas vêm exercendo na sociedade brasileira.

Articuladas em redes como o Facebook e o Twitter – para citar apenas as maiores, o Brasil tem o segundo maior número de usuários no mundo em ambas as plataformas, só perdendo para os Estados Unidos. As tamanho mobilizações pegaram o governador Silval Barbosa de surpresa. O mesmo aconteceu com a presidenta Dilma Rousseff.

Pouco depois das eleições de 2010, Silval Barbosa reduziu o diálogo virtual com os cidadãos, revelando a falta de sintonia entre a classe política e a sociedade. O novo secretário de Comunicação do Estado, jornalista Marcos Lemos, retomou a ênfase às mídias sociais, entre outras medidas.

Todos os candidatos reforçaram as ações de comunicação em Mato Grosso nas mídias digitais e tuítes. A urgência dos candidatos se deve à extensão do Estado – difícil de percorrer em poucos meses – e à atenção dos eleitores com a Copa do Pantanal Fifa 2014. Todos desejam entender e dialogar com a sociedade no universo virtual pela proximidade das eleições, em 5 de outubro.

A pesquisadora de mídias sociais revela que as discussões que serão geradas nas redes sociais durante a campanha eleitoral podem sair do universo digital e influenciar o eleitorado que não tem acesso à internet.
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