Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

de última hora

Mudança de última hora da postura do PR viabiliza Lúdio e pega até Silval de surpresa

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Após PMDB ficar isolado, Carlos Bezerra anuncia apoio a Lúdio

Após PMDB ficar isolado, Carlos Bezerra anuncia apoio a Lúdio

A repentina mudança do Partido da República, que optou por apoiar Lúdio Cabral (PT) ao invés de Julier Sebastião (PDMB), na tarde desta quarta-feira (25/06), teria sido crucial para a decisão de a base aliada abraçar o petista como pré-candidato oficial do grupo ao governo de Mato Grosso. Fontes da reportagem do Olhar Direto revelam que a mudança pegou de surpresa não só o presidente-regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, que ao ver a sigla isolada na defesa de Julier se viu obrigado a recuar em prol de Lúdio, mas também o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB).


Prefeitos pedem que Riva seja candidato de consenso ao governo de Mato Grosso pela base aliada; decisão sai até sexta
Base aliada confirma Lúdio ao governo com Ferrarin de vice

Enquanto o PR se manteve fechado com o pré-candidato do PMDB, era praticamente certo que o peemedebista fosse escolhido, deixando Ludio em segundo plano. Contudo, na reunião desta tarde (25), realizada no apartamento de Carlos Bezerra, no luxuoso edifício Fontana di Trevi, em Cuiabá, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) comunicou a nova postura da bancada parlamentar republicana.

“A mudança de postura do PR foi crucial nessa decisão. Eles apoiavam o Julier, mas decidiram mudar e apoiar o Lúdio. Aí o PMDB ficou praticamente isolado na defesa do Julier. Não me aprofundei no motivo da mudança de opinião, mas mudou (a opinião)”, observou o parlamentar Carlos Bezerra, logo após sair da reunião com líderes do PT, PR e PC do B.

De acordo com ele, antes era quase certo a indicação do ex-juiz federal Julier Sebastião, o qual era visto como o melhor para enfrentar o candidato da oposição, o senador Pedro Taques (PDT), nos debates, e tinha o apoio das cúpulas nacionais do PMDB e do PT. Contudo, o apelo eleitoral de Lúdio, que vem de um bom resultado nas eleições de 2012, quando saiu de 3% das intenções de voto e chegou ao segundo turno contra Mauro Mendes (PSB).


(Foto: Danilo Bezerra) Emanuel Pinheiro e Willian Sampaio

Comitiva rumo ao Paiaguás

Após uma rápida conversa com a imprensa, a comitiva formada por Carlos Bezerra, Emanuel Pinheiro, Willian Sampaio (PT), Ságuas Moraes (PT), Valetenir Pereira (PROS) e Aislan Galvão (PC do B) seguiu rumo ao Palácio Paiaguás para anunciar a nova decisão ao governador Silval Barbosa (PMDB).

A exceção de Valtenir e Emauel Pinheiro, todos pareciam supresos. O deputado e presidente do PROS era o mais sorridente. Ele foi o principal apoiador de Lúdio Cabral durante toda pré-campanha, tendo levado o petista em 90% dos municípios e feito lobby por ele sem todas reuniões da base. Valtenir Pereira abraçou a candidatura de Lúdio mais que os próprio petistas.

“Estou muito feliz. A vitória de Lúdio é uma vitória da base. Quem mudou a opinião da bancada do PR não fui eu, foi a própria base deles. Não adiantava eles levarem um nome que a base não aceitava e o Lúdio fez esse trabalho de conversar com as bases. Ele abriu esse diálogo e já tem até mesmo um plano de governo construído através desse contato”, comemorou Pereira.

Já no Palácio, Silval Barbosa interrompeu uma reunião com prefeitos para receber a comitiva. Segundo fontes próximas do governador, ele chegou a perguntar reiteradas vezes se realmente era Lúdio o nome escolhido. Saldada a dúvida, ele teria dado benção a chapa, composta pelo petista, por Rogério Ferrarim (PMDB) e por Wellington Fagundes (PR) e voltou aos seus afazeres.

Ainda na recepção do gabinete de Silval Barbosa, Bezerra voltou a falar com a imprensa e salientou uma recepção positiva do governador. “Ele aceitou a decisão pluripartidária, ele estava esperando por isso”, ressaltou. Acabou tendo de falar novamente sobre a saída do PSD da base e da chamada “3ª via” e minimizou uma suposta debandada do grupo. “No segundo turno estaremos dentro. Vamos ciscar para dentro”.

Por fim, Lúdio Cabral, visto como azarão nessa disputa interna, se consolidou como pré-candidato da base aliada, ainda que ela tenha perdido partidos como PSD, PP, PRB e PSC.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet