Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Instituto Mark

Pesquisa aponta segundo turno entre Taques e Lúdio e disputa acirrada ao Senado

Pesquisa aponta segundo turno entre Taques e Lúdio e disputa acirrada ao Senado
Se as eleições fossem hoje em Mato Grosso, haveria segundo turno entre os candidatos ao governo Pedro Taques (PDT) e Lúdio Cabral (PT) e uma disputa acirrada pela vaga ao Senado. Isso é o que revela a pesquisa do instituto Mark, encomendada pelo site RDnews e divulgada na manhã desta terça-feira (15). Este é o primeiro levantamento pós-convenções partidárias e revela o quadro da largada da corrida por votos, que se encerra em outubro com as eleições.


Riva, Taques e Ludio travam 'guerra de impugnações' de candidaturas no TRE; risco de judicialização é iminente
Riva entra com impugnação contra vice de Taques por se licenciar fora do prazo; defesa diz que não é necessário

O levantamento estimulado, no qual o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor, revela que Pedro Taques conta neste momento com 33,1% das intenções de voto, seguido por Lúdio Cabral com 21,2% e José Riva (PSD) 14,3%. Nas últimas colocações estão José Roberto (PSol) com 1,9% e o jornalista José Marcondes Muvuca (PHS) com 0,4%. O número de eleitores indecisos ainda é muito grande: 27% não sabem ou preferiram não opinar e 2,1% prefere votar branco ou nulo.

Na categoria espontânea, quando o eleitor não é informado dos candidatos, Taques mantém sua liderança, com 9,5% das intenções de voto. Lúdio vem em segundo lugar (7,1%), seguido por Riva (4,5%). Neste quadro, 72,1% não sabem ou preferiram não responder e 2,8% votaria branco ou nulo.

Segundo turno

Em provável segundo turno entre Taques e Lúdio, o pedetista seria eleito com 35,9% dos votos contra 24,4% do petista. Em um possível segundo turno entre Taques e Riva, Taques teria vantagem de 39,3% contra 16,6%. Em uma simulação entre Lúdio e Riva, o petista hoje seria eleito com 30,9% contra 19,5%.

Disputa acirrada ao Senado

A pesquisa Mark também aponta que a “largada” da corrida para o Senado tem um quadro acirrado. Jaime Campos (DEM) sai na frente com 33,9%, seguido por Wellington Fagundes (PR), que soma 24,2% da preferência do eleitorado. Na sequência está Juca do Guaraná (PT do B) com 5,7%, Rui Prado (PSD) com 1,6%, Gilberto Lopes (Psol) 1,5% e Amorézio (PHS) 0,3%. Os eleitores que não sabem ou preferiram não declarar seu voto somam 29,8% e os que pretendem votar branco ou nulo são 3%. Estes são os números da categoria estimulada.

Jaime mantém uma breve liderança na categoria espontânea com 9,4%, seguido por Welligton Fagundes 6,9%. Rui Prado conta com 1,2% da preferência do eleitorado e na sequência aparecem Juca do Guaraná 1,1% e Gilberto Lopes 0,4%. Os que não souberam responder ou preferiram não opinar são 78,8% e os que declararam voto branco ou nulo somam 2%.

Rejeições

Na disputa pelo Palácio Paiaguás, o deputado estadual José Riva encabeça a lista de rejeição, com 23,1%. Taques aparece com 5,6%, mesma porcentagem de Muvuca. Lúdio tem rejeição de 3,7% do eleitorado e José Roberto 3,1%. Os que não responderam somam 55,4%.

Na lista de postulantes ao Senado, Jaime também lidera no quesito rejeição, com a negativa de 13% dos eleitores entrevistados. Juca do Guaraná é o segundo, com 10,2%. Wellington é o terceiro (6,6%), seguido por Rui Prado (3,8), Gilberto Lopes (3,1%) e Amorézio (3,1%). Os que não opinaram são 56,8%.

Dados da pesquisa

O levantamento do instituto Mark foi feito de 11 a 14 de julho com 1.210 eleitores divididos em 76 municípios. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral sob o número 00024/2014 e tem margem de erro de 3%, para mais ou para menos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet