Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Sem interesse

Prefeitos 'ignoram' debate de senadores na AMM e presidente critica desunião

04 Set 2014 - 12:31

Da Reportagem Local - Raoni Ricci/Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Raoni Ricci/Olhar Direto

Prefeitos 'ignoram' debate de senadores na AMM e presidente critica  desunião
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios(AMM) , Valdecir Luiz Colle, o'Chiquinho do Posto', (PSD), reclamou da ausência de prefeitos durante o debate entre os candidatos ao Senado   nesta quinta-feira (4),  na sede da Associação, em Cuiabá. Chiquinho reclamou da falta de união dos líderes dos executivo municipal para conseguir aprovar mudanças importantes para as cidades. Durante o encontro, os candidatos  ao Senado, Welington Fagundes (PR), Rogério Salles (PSDB) e Rui Prado (PSD) defenderam a revisão do Pacto Federativo.


Veja mais:
Prefeitos da AMM pressionam Congresso a aprovar aumento de 1% no FPM a partir de 2015
Rogério Salles rebate Ministro quanto à ferrovia em Cuiabá em Programa Eleitoral

Segundo a assessoria da AMM, apenas 25 prefeitos participaram do debate entre os candidatos ao Senado. Chiquinho reclamou da ‘falta de interesse’ dos prefeitos, afirmando que "os legisladores são de suma importância em diversas questões do município" e ponderou  faltar maior mobilização e participação intensa dos executivos.

“Nós temos que entender que hoje se define tudo no Congresso Nacional. Muitas vezes vamos até o governo para reclamar, mas quem legisla é o congresso. Era a hora deles (prefeitos) estarem presente. Os prefeitos tinham que estar aqui, pois é um momento único, é a primeira vez que a AMM promove isso e passando o período eleitoral teremos um senador eleito. Claro que ele não irá resolver todos os problemas do município, mas tem condições de nos ajudar a revolucionar o Pacto Federativo”, explicou o presidente.

O político ainda assertivou citou "nós estamos muito desunidos. Os prefeitos tem que se unir como as outras classes se unem. Se tivéssemos aqui hoje entre 80 e 100 executivos defendendo os direitos municipalistas das pautas que nós temos em Brasília como o Pacto Federativo, o INSS sobre as operações bancárias, as lutas dos pisos, que são coisas que compete ao congresso nacional, poderíamos ter um maior sucesso para resolver estas questões”.

Chiquinho ainda relatou que houve muita dificuldade para conseguir a aprovação de 1% no FPM (Fundo de Participação dos Municípios): “Nós queríamos 2%. Deu o maior trabalho para conseguirmos fazer um quórum em uma comissão de 13 deputados. Tínhamos nove e faltavam quatro, tivemos que fazer uma interlocução muito grande estre todos os presidentes de associações do Brasil para dar o total – juntando com os suplentes. É hora de cobrar do legislador a presença deles nas causas municipalistas, para defender o cidadão”, finalizou.  Somente o candidato do PSOL, Gilberto Lopes Filho não compareceu ao evento. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet