Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

com prefeitos

Lúdio promete transferência automática e mensal de 50% do Fethab e verba da Saúde

Foto: Lucas Bólico/ Olhar Direto

Lúdio promete transferência automática e mensal de 50% do Fethab e verba da Saúde
O candidato ao governo de Mato Grosso Lúdio Cabral (PT) falou com fluência o ‘idioma’ do municipalismo na tarde desta quinta-feira (4) durante painel realizado pela Associação Mato-Grossense dos Municípios, em Cuiabá, durante pouco mais de uma hora de sabatina com os prefeitos de MT. Ele defendeu maior receita aos municípios, prometeu concluir em 2015 o programa MT Integrado, repassar 50% do Fethab e dar agilidade aos demais repasses às prefeituras.


Candidatos se unem por pacto federativo, mas trocam ataques durante discursos

Aos líderes de diversos partidos, Lúdio prometeu um novo modelo de repasses de verbas para as cidades, com menos burocracia e mais agilidade, mudando o atual modelo adotado em Mato Grosso. “Queremos introduzir transferências automáticas, regulares, mensais, fundo a fundo”, explicou. O modelo já está normatizado para a Saúde, mas o petista quer adotá-lo em outras áreas “onde a legislação permita” e ser pioneiro no Brasil com esta ferramenta nos estados.

Logo no início de sua fala, Lúdio voltou ao exercício retórico que tem adotado para poder criticar a atual gestão sem atacar diretamente o governador Silval Barbosa (PMDB), seu apoiador na disputa. O petista declara que todos os governos têm acertos e erros e que olhará para as últimas gestões em Mato Grosso com olhar “crítico e maduro” para identificar o que deve ter continuidade e o que deve ser mudado.

Ele explicou aos prefeitos que durante a pré-campanha percorreu 92% dos municípios de Mato Grosso e conheceu os problemas de cada região. Cabral promete um governo desenvolvimentista e descentralizado, para que os problemas possam ser resolvidos nas suas próprias regiões e com mais agilidade. Lúdio também afirma que quer ser um governador que percorra os municípios e esteja em constante movimento.

Aumento da receita

Para aumentar a receita dos municípios, o candidato promete já no começo de mandato fazer uma repactuação com os poderes Legislativo e Judiciário além de Ministério Público e Tribunal de Contas para estabelecer um limite de gastos. “O cumprimento das minhas metas de governo dependem de mais recursos alocados aos municípios”, alega.

Logística

Lúdio Cabral promete cumprir todos os compromissos herdados da atual gestão e concluir o MT Integrado até dezembro do próximo ano, exigindo boas condições do que for entregue. “Não receberemos uma obra que esteja sem qualidade”, garante. Além disso, Lúdio quer construir mais 1600 km de asfalto pensado em dois eixos estruturantes.

Fethab

Para a divisão de 50% dos recursos do Fethab, Lúdio afirmou que irá adotar a supracitada transferência automática para agilizar a entrega dos recursos. Ele defendeu a lei que determina a destinação de parte do recurso para as cidades. “Isso não é perda de receita, é compartilhar compromissos”, assegura.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet