Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

NO FACEBOOK

Apoiadores de Riva lembram de ‘erros’ do Ibope nas últimas eleições em MT

Foto: Olhar Direto

Apoiadores de Riva lembram de ‘erros’ do Ibope nas últimas eleições em MT
O resultado da segunda pesquisa Ibope divulgada nesta semana pela TV Centro América, afilhada da Rede Globo em Mato Grosso, que aponta vitória no 1º turno do senador Pedro Taques (PT), ganhou o foco das discussões nas redes sociais. Os eleitores debatem os números, fazem provocações e avaliam a confiabilidade dos levantamentos feitos pelo mais antigo instituto do País.


Leia mais
Taques cresce e aparece com 43% na pesquisa Ibope; Lúdio e Riva estão empatados tecnicamente

No Facebook, por exemplo, simpatizantes do candidato José Riva (PSD) criticaram os números, que mostram Taques com 43%, Lúdio Cabral (PT) com 16%, Riva com 13%, José Roberto 2% e Muvuca 1%, e destacaram os resultados errados publicados pelo Ibope nas últimas 3 eleições.

Em 2008, o instituto apontou na véspera da eleição que o então prefeito Wilson Santos (PSDB) venceria a disputa no 1º turno contra Mauro Mendes, que era filiado ao PR, mas o pleito só foi decidido no 2º turno, com a reeleição do tucano.

Em 2010, o Ibope deu 2º turno, mas Silval Barbosa (PMDB) foi eleito no dia 03 de outubro, deixando Mendes e Wilson Santos para trás. Sobre esses dois resultados, o Ibope garantiu que houve precisão do levantamento, assinalando que a variação final ficou dentro da margem de erro.

O caso mais gritante, no entanto, aconteceu no 2º turno da eleição de 2012. O Ibope publicou no dia 04 de outubro, um dia antes da votação, uma pesquisa em que Lúdio Cabral aparecia com 47% contra 41% de Mauro Mendes, já no PSB. Quando 99% das urnas foram apuradas, Mendes ganhou com 54% contra 45% do candidato petista. Foram 13 pontos a menos na conta do socialista, que hoje governa Cuiabá.

“Pesquisa Ibope às vésperas das eleições de 2012 e resultado das eleições. Super confiante o Ibope, não?”, indagou o internauta José Paulo Fernandes, eleitor de José Riva, que postou em seu perfil uma arte mostrando o cenário da última eleição.



Após o resultado da pesquisa, os candidatos comentaram os números. O candidato a governador pela coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, senador José Pedro Taques (PDT), lembrou que 43% das intenções de voto representa 59% dos votos válidos. Riva desqualificou os números do Ibope e colocou em xeque o resultado.

“Não acreditamos nessa pesquisa, pois nossas pesquisas internas mostram um cenário totalmente diferente”, observou o candidato social democrata. Lúdio estranhou os dados do levantamento. "Nunca questionei números de pesquisa, mas pela 1ª vez estranho os dados, pois eles não batem com o que sentimos nas ruas e nem com as reações dos candidatos", declarou.

O candidato José Roberto Cavalcante (Psol) não atendeu nem retornou às ligações da reportagem do Olhar Direto, e José Muvuca (PHS), que afirmou que as pesquisa eleitorais são compradas e só devem começar a traduzir – mesmo que parcialmente – os verdadeiros números de intenção de voto às vésperas da eleição, para manter a credibilidade. (Colaborou Ronaldo Pacheco e Lúcas Bólico)

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet