Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DISCURSO DE OPOSIÇÃO

Taques dispara contra modelo de educação do governo Silval e diz na TV que estão roubando uma geração

Foto: José Luiz Medeiros / Assessoria 'Coragem e Atitude Para Mudar'

“Estão roubando o futuro de uma geração de Mato-grossenses”, diz Pedro Taques sobre educação

“Estão roubando o futuro de uma geração de Mato-grossenses”, diz Pedro Taques sobre educação

Crítico ácido do fato de o governador Silval Barbosa (PMDB) ter entregue a Secretaria de Estado de Educação para o Partido dos Trabalhadores (PT), o candidato ao governo de Mato Grosso pela coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, senador José Pedro Taques (PDT), não economizou ataques, em entrevista   ao Jornal da Manhã, na TV Gazeta, nesta segunda-feira (08.09). “É um absurdo! Estão roubando o futuro de uma geração de mato-grossenses”, afirmou ele,

 
Pedro Taques criticou Silval para atingir o candidato da coligação ‘Amor à Nossa Gente’, ex-vereador Lúdio Cabral (PT), apoiado pela base governista, segundo colocado nas pesquisas de opinião pública sobre tendência do eleitorado. “Dedicamos um capítulo do plano de governo a este setor, por entender que a educação é um instrumento de libertação e desenvolvimento social”, pontuou o candidato do partido de Leonel Brizola. 
 
O candidato da oposição tratou de dar ênfase os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que colocam Mato Grosso com a segunda pior nota do Brasil no ensino médio. Para Taques, o índice revela a falta de compromisso do atual governo. Ele questionou o aparelhamento da secretaria de educação por partidos políticos e assegurou que, em seu governo, a Seduc não será utilizada como moeda de troca com aliados.
 
“Educação não poder ser prioridade apenas no discurso, tem que ser prioridade na prática. Esse índice do Ideb é uma vergonha para Mato Grosso. O atual governo entregou a educação de ´porteira fechada´ para um partido. No meu governo, nós vamos valorizar os profissionais técnicos da área. Nenhum lugar do mundo se desenvolve sem uma educação de qualidade”, afirmou o candidato. 
 
 
Os dados divulgados na última sexta-feira dão conta de que a educação de Mato Grosso é a segunda pior do país, perdendo apenas para o Estado de Alagoas. Em dois anos, Mato Grosso caiu 8 posições no ranking do Ideb. Em 2011 a média foi de 3,1 e, agora, em 2013 caiu para 2,7. Isso representa uma queda de 12,9%, a maior registrada entre todos os estados do Brasil. 
 
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é realizado a cada dois anos e mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das cerca de 190 mil unidades escolares de ensino fundamental e médio, em todo o Brasil. 
 
O candidato listou alguns de seus compromissos a área de educação em Mato Grosso. Ele irá investir na infraestrutura das escolas, com benefícios e atrativos para que os alunos e também os professores tenham prazer em estar no ambiente escolar. 
 
Também irá investir na qualificação dos professores e realizar concursos públicos, na medida das necessidades de regularização do vínculo dos profissionais. Pedro Taques também assumiu o compromisso de implantar gradativamente uma nova concepção de Escola Pública Integral,  unificada à comunidade, com acessibilidade para todos. 
 
O Plano de Governo Pra Mudar ainda prevê a garantia dos repasses constitucionais para a educação e ações em conjunto com os municípios e instituições para ampliar a taxa de atendimento de jovens e adultos, visando reduzir as taxas de analfabetismo no estado.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet