Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

BASTIDORES

Secretário de Segurança será de MT, mas promotor de MG estará no governo de Taques

Foto: Assessoria

Secretário de Segurança será de MT, mas promotor de MG estará no governo de Taques
Uma alta fonte do núcleo duro do governador eleito Pedro Taques (PDT) confirmou no início desta noite, 17, que o promotor de Justiça de Minas Gerais, Fábio Galindo, vai compor a equipe de segurança pública do futuro governo, porém não no cargo mais alto do setor. O Olhar Direto publicou no final da tarde que o promotor era cotado para assumir o comando da Secretaria Estadual de Segurança Pública. 


Leia mais
Sobrinho de Galindo, promotor de MG é cotado para assumir Secretaria de Segurança

 "O Fábio vai sim estar conosco,o governador está conversando, mas o secretário de Segurança vai ser de Mato Grosso", garantiu a fonte. Conforme divulgado com exclusividade pelo Olhar Direto, o Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais autorizou hoje a cessão do promotor para ocupar um cargo na Segurança de Mato Grosso. Nos bastidores, ele vinha sendo apontado como o futuro secretário.

Pelo que apurou a reportagem, Fábio Galindo vai atuar na recuperação de ativos judiciais do Estado e na implantação de um programa de segurança inspirado no modelo implantado em Pernambuco. Naquele estado, o chamado 'Pacto Pela Vida', que utiliza os dados estatísticos para investimento em ações de prevenção e controle da criminalidade, trouxe resultados siginificativos nos índices de violência. 

Em 2013, Pernambuco pulou da primeira para a 5ª posição no ranking do Mapa da Violência com uma drástica redução na criminalidade. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o índice caiu 26,9%, passando de 53,1 homicídios por 100.000 habitantes (em 2007) para 34,3 em 2012. 

"A segurança é uma das maiores preocupações do governador e ele está buscando o que existe de melhor para reverter o quadro atual, que é de completo descontrole. O poder público está perdendo a batalha para o crime em Mato Grosso", observou a fonte. 



Fábio Galindo é sobrinho do ex-prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB). Sua indicação, entretanto, é de ordem pessoal de Taques. O promotor se formou em 2002 com apenas 23 anos e passou no primeiro lugar no concurso que fez para o Ministério Público de Minas Gerais. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet