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Sexta-feira, 26 de abril de 2024

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Satisfação dos passageiros

Aeroporto de Cuiabá é novamente escolhido como o pior do país

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Aeroporto de Cuiabá é novamente escolhido como o pior do país
O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), foi novamente escolhido como o pior terminal do país na nova edição da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria de Aviação da Presidência da República. Em obras, o local teve os serviços retomados há pouco tempo e a previsão é que tudo fique pronto apenas em 2017.


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De acordo com as pesquisa, o Aeroporto de Cuiabá registrou uma média geral de 3,36 (em um ranking que vai de 1 a 5). No mesmo período de 2014, a nota era de 3,59. Porém, a média geral subiu 0,05, em relação ao 2º semestre de 2015. Com notas próximas ao terminal mato-grossense, ficaram Salvador (3,67) e Galeão (3,91). Os três aeródromos com a melhor classificação são: Guarulhos (4,41), Campinas (4,48) e Curitiba (4,52).
 
No quesito ‘Facilidade para Realizar Conexões’, o terminal mato-grossense também ficou em último, com 3,69, enquanto que Campinas foi escolhido como o melhor (4,49). Cuiabá também teve mau desempenho nos seguintes itens: Qualidade da internet/wi-fi (1,87); Disponibilidade de sanitários (3,44); Disponibilidade de assentos na sala de embarque (3,50); Limpeza geral do aeroporto (3,44); Conforto na sala de embarque (3,02); Conforto térmico do aeroporto (2,93); Conforto acústico (2,79); Quantidade e qualidade de lanchonetes (2,60), entre outros pontos.
 
Por outro lado, o Aeroporto de Cuiabá tem os procedimentos de check-in, embarque e restituição de bagagem doméstica mais ágeis do Brasil. A fila de atendimento no check-in é de até 3 minutos, enquanto o embarque dura, em média, 5 minutos e o tempo de resgate de malas (do primeiro ao último volume) é de até 15 minutos.
 
Ainda conforme a pesquisa, entre os itens mais bem avaliados pelos viajantes que embarcam e desembarcam no terminal estão: disponibilidade de táxi, que carimbou nota 4,29 em uma escala de 1 a 5; a disponibilidade de meio-fio, com média 4,15, quarta melhor avaliação do País para o quesito e o transporte público, que atingiu a marca de 4,18. (Confira a pesquisa completa clicando AQUI).
 
“Os indicadores revelam muito além dos números: a aprovação do serviço de transporte aéreo no País nunca foi tão popular. Há três anos assumimos a missão de ouvir o passageiro e todas as ações de gestão e melhoria de infraestrutura, serviços e atendimento hoje são guiadas pela opinião do usuário. Esta é a prova de que nem governo nem iniciativa privada trabalham sozinhos: a melhor estratégia é sempre a integração, especialmente em um setor de alta complexidade como este”, comemora o ministro da Secretaria de Aviação, Guilherme Ramalho.
 
Ao todo, 48 índices de satisfação são medidos trimestralmente. Para a edição do 4º trimestre de 2015, foram consultados 13.241 passageiros nas áreas de embarque e desembarque de 15 aeroportos brasileiros, que concentram 80% da movimentação dos terminais aéreos do País. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%.
 
Obras
 
O Aeroporto de Cuiabá, que teve ordem de serviço publicada no começo de outubro do ano passado, tem um prazo de conclusão de 390 dias (13 meses). Sendo assim, os serviços devem ser finalizados até novembro deste ano. Recentemente, o governador deu um ‘puxão de orelhas’ no secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, após ir até o aeroporto e encontrar apenas 15 pessoas trabalhando. A intenção de Taques é que o terminal esteja internacionalizado até abril do ano que vem, quando acontece um evento de turismo em Mato Grosso. A volta do voo internacional é visto como um grande avanço pelo chefe do Executivo.
 
“Já estamos tratando junto a Polícia Federal, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Receita Federal para que possamos concretizar o trade turístico e a internacionalização do aeroporto, já que teremos em abril a Feira Internacional de Turismo aqui. Vamos retomar este importante evento, mas para isto precisamos finalizar tudo”, explicou o governador.
 
Aeroporto
 
Com a ampliação, o terminal passará a ter 13.200 m² no terminal de passageiros, antes eram 7.200 m². A capacidade irá subir de 2,5 milhões (2013) para quase 6 milhões. A demanda de passageiros também deve crescer. O estacionamento de veículos, outro ponto de extrema importância para o Aeroporto de Cuiabá, passou dos 9.450 m² para 13.785 m². A obra tem um custo total de mais de R$ 100 milhões aos cofres públicos.
 
Alguns serviços como: liberação do acesso entre piso ao desembarque internacional e esteira de bagagem internacional (pavimento térreo: nova sala de desembarque internacional com um carrossel de bagagem desembarcada; pavimento superior: nova sala de embarque internacional; área externa: edificação do GEST, ponte de embarque destinada ao embarque e desembarque internacional), ainda precisam ser finalizados no local.
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