Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Mundo

ineditismo

Sotomayor jura como primeira juíza hispânica na Suprema Corte dos EUA

Sotomayor jura como primeira juíza hispânica na Suprema Corte dos EUA
A juíza Sonia Sotomayor prestou juramento neste sábado (8) ante a Suprema Corte dos Estados Unidos, tornando-se oficialmente a primeira pessoa de origem hispânica a ocupar este cargo vitalício. 


Na quarta-feira (5), a juíza da Corte de Apelações de Nova York indicada pelo presidente Barack Obama foi confirmada no cargo por 68 votos a favor e 31 contra em votação no Senado americano.

Na ocasião, Obama reagiu imediatamente afirmando que a designação de Sotomayor marcava "um dia maravilhoso para a América".

A magistrada assumirá o cargo em setembro.

Sotomayor é a terceira mulher a integrar a máxima instância jurídica do país. Ela terá a companhia de Ruth Bader Ginsburg, 76. Sandra Day O'Connor renunciou em 2006. Aos 55 anos, ela também será a segunda mais jovem dos nove membros da Suprema Corte, depois do presidente da instituição, John Roberts, alguns meses mais novo.

Contudo, o mais importante é que Sotomayor é a primeira hispânica a ocupar um cargo tão influente nos Estados Unidos. Sua nomeação para substituir o moderado David Souter não deverá modificar profundamente o equilíbrio atual da máxima instância judiciária dos Estados Unidos, formada por quatro conservadores, quatro progressistas e um independente.

Filha de porto-riquenhos, Sotomayor foi criada no bairro de Bronx, na cidade de Nova York. Ela se formou na Universidade de Princeton (Nova Jersey), em 1976, e obteve três anos mais tarde um doutorado em direito da Universidade de Yale (Connecticut), uma das mais reconhecidas do país.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet