Olhar Direto

Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Notícias / Política MT

Mendes promete cortar secretarias e demitir pelo menos 30% de servidores comissionados

Da Redação - Érika Oliveira

23 Ago 2018 - 09:41

Foto: Rogerio Florentino/Olhar Direto

Mendes promete cortar secretarias e demitir pelo menos 30% de servidores comissionados
O candidato ao Governo di Estado Mauro Mendes (DEM) afirmou, na manhã desta quinta-feira (23), que irá cortar ao menos sete secretarias, além de órgãos e autarquias ineficientes, e demitir, caso eleito, no mínimo 30% dos servidores comissionados, classificados por ele como “penduricalhos políticos”. O democrata citou a Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (CEASA) como exemplo de inoperância e de gasto desnecessário no Executivo estadual.

Leia mais:
Mauro afirma que Taques não é seu porta-voz e cortará comissionados

“Nós vamos enxugar o número de secretarias e o número de órgãos. Hoje tem 23 secretarias no Estado e nós vamos reduzir para algo em torno de 15 a 16 secretarias, porque é possível fazer isso. Eu falo que é possível porque eu já fiz isso. Em Cuiabá eu baixei para 17 Secretarias e a Prefeitura funcionou muito bem”, declarou Mauro Mendes, ao ser questionado pela reportagem do Olhar Direto, durante sabatina na Rádio Jovem Pan.

Não é a primeira vez que Mauro promete demitir comissionados e enxugar aquilo que considera desnecessário. Esse discurso, inclusive, tem sido usado pelo atual governador Pedro Taques (PSDB), adversário do democrata na disputa pelo Paiaguás, durante a campanha.

Cabe destacar que recentemente Taques classificou como "ignorância" as declarações de Mendes, que disse que o tucano nunca encaminhou as reformas administrativa e tributária ao Legislativo. “Quando se fala em reforma do Estado, precisamos perguntar ao cidadão que tipo de reforma? Mandar servidor público embora? Em qual área? Tem gente aí dizendo que vai diminuir o número de servidor. Vai mandar professor embora? Mato Grosso tem 40 mil profissionais da Educação. Vamos mandar professor embora? Eu não vou mandar professor embora”, questionou, na ocasião.

Conforme apurou a reportagem, com base em informações contidas no site do Governo, atualmente o Executivo estadual possui mais de 130 Secretarias – se somadas as adjuntas -, órgãos e autarquias.

“O servidor concursado é impossível demitir, a lei não permite. Um governador não pode tudo, ele tem que respeitar a lei, ele tem que respeita acordos. Não dá para abrir uma brigaida com servidor, não vou fazer isso. (...) Nós vamos cortar 30% dos cargos comissionados que são usados para indicação política, nós já até cravamos o número. E vamos tentar mais se for possível”, afirmou Mauro Mendes, nesta quinta-feira.

41 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Mariluce Aquino da Costa
    22 Nov 2018 às 13:17

    Isso mesmo governador ,mando os comissionados embora e contrata os classificados em concurso da seduc

  • Aroldo Nunes
    24 Ago 2018 às 16:21

    Conversa com o DEM dos Campos que quer a teta dos comissionados e a turma do PMDB (MDB) que e a mesma do Silval vamos esperar o que. Bezerra quer a metade das secretarias

  • M
    24 Ago 2018 às 13:39

    Trabalhei por 8 anos como contratada pela prefeitura, e o cargos comissionados brotam do chão, lembro que já teve fds, que chegavam os " queridos" cargos comissionados, tiravam sarro, porque era sexta feira e que o expediente deles tinha acabado na quinta, saiam rindo e iam embora mesmo.. Ah e não foi uma só vez isso não , várias várias vezes.. lembram daquele termo " tinha Costa" larga , sabiam que nada iria acontecer, e então aproveitavam e aproveitam mesmo.. Realmente , por eu ter visto muitas muitas vezes isso concordo plenamente, tem que cortar mesmo.

  • LUIZ
    24 Ago 2018 às 12:15

    MAURO MENDES FEZ QUE? EMANUEL PINHEIRO TODOS SABEM, A NÍVEL NACIONAL, FOI FLAGRADO RECHEANDO O PALETÓ. FOI O ÚNICO QUE DERRUBOU A PROPINA MAURO NÃO PE CONFIÁVEL, NÃO FEZ NADA, A NÃO SER, AQUELE ROLO DA MINERADORA, QUE CULMINOU COM A APOSENTADORIA COMPULSÓRIA DO JUIZ TRABALHISTA. CUIDADO

  • marina
    24 Ago 2018 às 09:42

    exatamente, esses cargos comissionados são só pra colocar pessoas da familia, inventam cargos, gastam dinheiro desnecessário. Vamos cortar o maximo possivel, secretarias? só as de necessidade mesmo. Mendes tem uma visão de ajudar o povo de MT, como asssim fez com Cuiabá.

  • Fernanda
    24 Ago 2018 às 09:39

    MAURO TEM AS MELHORES PROPOSTAS, TAQUES SÓ QUIS COLOCAR SUA TURMA PARA CARGOS COMISSIONADOS PARA GASTAR MAIS DO POVO DE MT.....

  • thiago
    24 Ago 2018 às 09:37

    REALMENTE MUITA GENTE PENDURADA NESSES CARGOS E NÃO TRABALHAM SUFICIENTEMENTE. TEM QUE FAZER LIMPA NESSES CARGOS COMISSIONADOS E ABRIR CONCURSO PUBLICO. MENDES TEM MEU VOTO, SABE PROPOR MELHORIAS PARA O ESTADO.

  • Zé Paulo
    24 Ago 2018 às 09:35

    Corta nada, Faz assim, paga o que deve. Assume o governo e ajuda a resolver a vida do matogrossense. E não assim, assume o governo, enche de puxa saco e resolve a vida dele e deste povo que está com ele. É recuperação judicial e enriquecimento estranho pra todo lado. E agora Mauro Savi vem pra ajudar.

  • Thay
    24 Ago 2018 às 00:10

    Tem quer corta mesmo esses comissionados e abrir concursos públicos! Dar oportunidades a aquelas que estão a tempos estudando e desejando um cargo público.

  • eduardo
    24 Ago 2018 às 00:02

    Mauro Mendes possui as melhores propostas e ainda credibilidade pela pessoa que é e por sua passagem na prefeitura! Se podemos votar no certo, porque insistir por mais 4 anos no errado? Eu sou MM 25 nas urnas.

Sitevip Internet