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Sábado, 08 de maio de 2021

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Fávaro promete levantar bandeira da logística no Senado para desenvolver MT

Foto: Fernando Rodrigues/Assessoria

Fávaro promete levantar bandeira da logística no Senado para desenvolver MT
Luta pelo desenvolvimento de logística em Mato Grosso é um dos pilares do discurso do candidato ao Senado Carlos Fávaro (PSD). “Tudo o que o nosso estado conseguiu até agora se deve muito ao esforço dos produtores e da população. Se tivermos uma infraestrutura logística diversificada, de qualidade e eficiente, Mato Grosso impulsionará muito a sua economia e isso vai refletir na geração de empregos, renda e qualidade de vida para as pessoas que vivem aqui. Hoje, ainda temos 24 mil km de rodovias estaduais não pavimentadas em um estado que tem dimensões continentais”, destacou. 
 
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Para o candidato, a falta de infraestrutura impede o desenvolvimento das cidades. “Isso acontece pelo isolamento e pela dificuldade de acesso. Mesmo os municípios mais prósperos ainda recebem e escoam tudo o que produzem via caminhão por estradas perigosas e, muitas vezes, em péssimas condições. Uma estrada pavimentada é a oportunidade de uma ambulância transportar um doente mais rápido e salvar vidas, é a oportunidade do filho do cidadão que mora numa pequena cidade se deslocar todos os dias com segurança para uma cidade vizinha que tenha uma faculdade”.

Fávaro admite limitação no raio de ação do senador, mas promete foco para acelerar e incrementar novos projetos e buscar recursos junto ao governo federal e a iniciativa privada. “O grande desafio de um senador do nosso estado é conseguir verbas para pavimentar nossas rodovias e vou atuar com muito empenho para trazer recursos para concluir a pavimentação da BR-174, que corta o noroeste do estado e da BR-158, que cruza a região do médio Araguaia”, garantiu.
 
Sobre o modal ferroviário, Fávaro enfatiza que Mato Grosso conta apenas com um terminal ferroviário no município de Rondonópolis. “Nosso estado tem grande vocação para produzir soja, mas também para produzir outras culturas, como o milho, que tem baixíssimo valor agregado, corresponde apenas um terço do valor de um saco de soja, e esse preço somente pode ser corrigido com uma infraestrutura logística mais eficiente. Nos Estados Unidos a busca pelo Oeste foi feita pelos trilhos. Primeiro vinha a ferrovia e atrás vinham as pessoas colonizando as cidades, e nós estamos aqui há 30, 40 anos nessa espera”.
 
Ele afirmou que como senador vai atuar para mudar essa realidade. “Vou acompanhar de perto a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) até o município de Água Boa e depois Lucas do Rio Verde, a Ferrogrão até Sinop e a Rumo até Cuiabá. Além disso, vou me dedicar à implantação do transporte fluvial. “O mundo inteiro explora seus rios navegáveis como modo de transporte eficiente e com baixo custo e nós também podemos, pois temos tecnologia para preservar os rios e transportar com eficiência. Os rios Paraguai, Araguaia, Teles Pires, Juruena podem gerar competitividade e riquezas para o estado. O governo federal tem que fazer esses enfrentamentos e estou preparado para defender dos interesses do nosso estado”.
 
As informações são da assessoria de imprensa.

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