Olhar Direto

Sábado, 07 de dezembro de 2019

Notícias / Política MT

Janaina rebate novato que quer “concorrer com os antigos” e defende união dos deputados

Da Redação - Érika Oliveira

24 Out 2018 - 17:52

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

Janaina rebate novato que quer “concorrer com os antigos” e defende união dos deputados
A deputada Janaina Riva (MDB), que se reelegeu como a parlamentar mais votada nestas eleições, rebateu as declarações de Ulysses Moraes (DC), advogado eleito para cumprir seu primeiro mandato e que se lançou à Presidência da Assembleia Legislativa com o mote de “concorrer com os antigos”. Janaina, que também pretende disputar o comando da Casa de Leis, considerou legítima a candidatura do democrata cristão, mas rebateu suas declarações e defendeu um Legislativo unido.

Leia mais:
Novato quer presidência da AL contra os “antigos” e defende auditoria na Casa de Leis

“Eu acho que como qualquer outro deputado é importante que ele tenha um projeto à Mesa. Eu só não fiz isso no primeiro mandato porque queria adquirir mais experiência. Para mim isso foi importante, mas cada um conhece de si e, às vezes, ele já se acha preparado” disse a deputada.

Embora contrária, Janaina não considerou o discurso de Ulysses Moraes intransigente. “Ele foi eleito com esse discurso, talvez o perfil de eleitor dele queira ouvir esse discurso. Mas não é a forma de trabalho que eu gostaria de ver aqui dentro. Eu prefiro um trabalho em conjunto, no qual todos possam trabalhar”, avaliou.

Em manifesto enviado à imprensa, Ulysses defendeu uma chapa 100% renovada, sem a presença dos deputados que se reelegeram.

“Faz-se necessário, uma nova Mesa Diretora, porque depois que li a entrevista do atual presidente, não vi ali disposição para mudança, antes ao que parece, quer manter a atual estrutura da forma que se encontra. Pouquíssima, quase nenhuma vontade de reduzir benesses e privilégios, foi isso que me motivou a incentivar e desafiar para essa espinhosa missão os recém eleitos, para ser e fazer diferente, minimizar o sofrimento do povo, mesmo tendo que cortar na própria carne”.

O advogado quer, ainda, “mapear”, se eleito, os gastos do Legislativo nos últimos anos. “Deixo claro, que não se trata de uma caça às bruxas, mas apenas com propósito de rastrear o caminho percorrido pelo dinheiro do povo, que está indo para outros lugares que não os beneficiam, pelo contrário, os oneram ainda mais”, pontuou.

No documento, Ulysses conclamava os novos deputados a se unirem ao seu projeto. No entanto, Janaina Riva afirmou que ao menos três parlamentares – dos recém-chegados – já demonstraram interesse em sua candidatura.

“Eu não sei qual a opinião dos demais deputados, mas no meu caso eu tenho dois novatos que já estão em um projeto comigo, que é o Thiago Silva e o dr. João. Eu acho que o importante é a união dos deputados. A gente sempre tentou trabalhar aqui de uma forma que não tivesse atritos nem divisões. O João Batista também demonstrou interesse, até pelo nosso trabalho em prol dos servidores”, afirmou.

“É importante trabalharmos juntos, porque somos todos representantes de Poder. Eu não vejo essa mesma vontade dos deputados novatos [de irem contra os reeleitos], pelo contrário, vejo que eles têm interesse em compartilhar experiências, querem saber como funciona a Casa, como vão trabalhar na Assembleia. O objetivo é fazer uma Mesa plural”, pontou a deputada.

Até o momento, além de Janaina, os deputados Guilherme Maluf (PSDB) e Eduardo Botelho (DEM) já demonstraram interesse em pleitear a presidência. Ulysses é o primeiro parlamentar do grupo de novatos a se manifestar sobre o assunto.

26 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • João Fernando
    26 Out 2018 às 17:18

    Isso aí novatos , vão p cima vcs fazem a diferença e vcs são maioria , chega desses velhos no comando da AL...... é sangue novo ...vamos q vamos...

  • Aripa-city
    25 Out 2018 às 17:41

    Ue deputada ta com medo do que? o novo veio para isso... oxigenar a casa com ideias novas e por que não, um presidente novo? Se continuar como vem sendo há anos nada vai mudar. Voces tem muitos privilégios e nunca quiseram abrir mão deles. O povo que o fim das mamatas e é isso que o novo tem que trazer.

  • Juliano Autusto
    25 Out 2018 às 16:43

    Janaina apresentando proposta "Seguirei os passos de meu pai..."

  • Augusto
    25 Out 2018 às 15:03

    União dos deputados para armar os esquemas? Çei..estamos de olho

  • João cana mansa
    25 Out 2018 às 14:45

    Parabéns deputado Ulisses vai em frente não vai em conversas fiada de Janaina votei em Dr: João vou falar com ele para não votar em reputados reeleitos ai não tem segredo o matogrosso inteiro conhece todos os deputadoa que foram reileitos, edta na hora de mudar isto. Redução de 50% de funcionários, fim da verba indenizatória,deputados contratar motorista com seus próprios salários fim so cabide de emprego quem elegeu os deputados foi o povo o meu deputado bao gastou dinheiro tem tudo para ser o melhor. Quem gastou e por quê tinha de sobra. Novatos neles...

  • DANILO
    25 Out 2018 às 14:37

    chega de mesmice!! que venha ideias novas! os antigos deveriam ter vergonha de nunca terem feito nada de bom.

  • Marco Antônio
    25 Out 2018 às 13:17

    As expressões "antigos" para o deputados reeleitos "novatos" para os recém-eleitos, certo modo, soa como uma censura velada aos princípios republicanos e democráticos, que se fundamentam no espírito de renovação e alternância dos representantes do povo. É correto, e lógico, o supositivo de aprovação do deputado reeleito, mas isso não o faz "mais" deputado do que o recém-eleito.

  • JUSTO
    25 Out 2018 às 12:03

    Vai firme deputado Ulisses e acaba com essa mesmice que impera nessa casa a décadas, mostre que você é o novo e sera capaz de mudar esse serviço publico, que não passa de um cabide de empregos para cabos eleitorais, entro nessa casa e só vejo pessoas passeando pra la e pra cá sem fazer nada.

  • gilberto
    25 Out 2018 às 10:49

    O critério para a escolha do presidente é pela votação e pela competência ou pela longevidade na casa? Quem votou na reeleição dessa deputada está recebendo o que merece mais uma que gosta do tal toma lá da cá e dos conchavos!

  • Aretana Arruda Campos
    25 Out 2018 às 10:11

    Assembleia legislativa não deveria ter duodécimo, nem verba indenizatória e nem cabidão para encher de assessores apaniguados. Estou com o Deputado Ulisses : acabar com a verba indenizatória e com o duodécimo, deputados terão que dirigir o próprio veículo e terão no máximo 2 assessores (ainda é muito) e esses deputados terão que fazer uma coisa : trabalhar.

Sitevip Internet