Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Esportes

novos tempos

Campeonato Italiano perde estrelas e busca equilíbrio para "ter graça"

Campeonato Italiano perde estrelas e busca equilíbrio para
A temporada 2009/10 do Campeonato Italiano começa neste sábado desfalcada de quatro dos seus protagonistas dos últimos anos e com a expectativa de que a série de títulos da Inter de Milão seja quebrada após quatro campanhas vitoriosas consecutivas do time azul e preto.


Os efeitos da crise financeira mundial na Itália, somados à melhor boa saúde financeira do futebol espanhol, fizeram com que Zlatan Ibrahimovic e Kaká trocasse Inter e Milan, respectivamente, por Barcelona e Real Madrid.

Além do brasileiro, estrela maior do time nas últimas temporadas, o Milan ainda perdeu um dos jogadores mais importantes de sua história. Aos 40 anos, o zagueiro Paolo Maldini, enfim, deixou o futebol profissional.

Pelo mesmo motivo, a elevada idade, o meia Pavel Nedved, da Juventus, encerrou a carreira. Só que o tcheco, já limitado fisicamente aos 36 anos, não tinha um peso tão grande dentro time. Além da perda "menor", o clube de Turim reforçou bastente o grupo, criando a expectativa de que terá condições de fazer frente a uma hegemônica Inter.

Ainda sem títulos desde que retornou à primeira divisão, em 2007, a Juventus repatriou o zagueiro Fabio Cannavaro, que havia se transferido para o Real Madrid logo após o rebaixamento da equipe devido à participação em um escândalo de favorecimento de resultados, e gastou 49,5 milhões de euros (cerca de R$ 130 milhões) em dois brasileiros.

Depois de chegar à seleção defendendo a Fiorentina, o volante Felipe Melo terá sua primeira chance em um clube de ponta da Europa. Sua transferência custou 25 milhões de euros. Por 500 mil euros a menos, Diego trocou o Werder Bremen pelo futebol italiano.

"Eu posso falar da Juventus, que terminou a temporada passada em segundo e trouxe muitos reforços para esta temporada. É uma equipe forte e que tem condições de vencer qualquer campeonato que disputar. Precisa vencer a si mesma, buscar entrosamento, criar e jogar com confiança", disse Diego, em entrevista concedida à Folha Online

O brasileiro foi o jogador mais caro tirado de outra liga por uma equipe italiana na atual temporada, mas disse que não tem a missão de ocupar a brecha deixada por Kaká, Ibrahimovic, Maldini e Nedved.

"A rotatividade dos jogadores é sempre grande a cada temporada e desta vez não foi diferente. Uns vão e outros chegam para ocupar o espaço em campo, na torcida e, claro, na mídia. Não acho que um jogador substitui o outro. Cada um constrói sua própria história com base no futebol que mostra em campo", adicionou.

A entrada de Diego na Juventus fez inclusive com que o técnico Ciro Ferrara mudasse a forma de atuar da equipe. O brasileiro ficou com a vaga de Nedved, mas diferentemente do tcheco, não atuará aberto pela esquerda, mas sim na faixa central do meio-campo.

Assim, o time alvinegro abandonou o tradicional 4-4-2 com duas linhas de quatro por uma formação com apenas um armador mais avançado, no caso Diego, encostando na dupla de ataque.

"Todo time que recebe novos jogadores passa por isso, um período em que o atleta se adapta ao time e que os demais jogadores se adaptam ao novo atleta. Estamos vivenciando esse momento de ajustes. Como brasileiro, mantenho essa característica da criatividade do 'futebol moleque' e acho que isso pode fazer a diferença para furar as defesas italianas, tradicionalmente fechadas."

Se a missão juventina é desafiar a hegemonia da Inter, o clube de Milão tenta suprir a ausência de Ibrahimovic para chegar ao seu quinto título consecutivo. A reposição do sueco foi feita com três jogadores em fases completamente distintas.

Aos 30 anos, o argentino Diego Milito, contratado do Genoa, vestirá pela primeira vez a camisa de uma equipe grande e deve iniciar a temporada formando a dupla de ataque titular com o camaronês Samuel Eto'o, duas vezes campeão europeu, que foi cedido pelo Barcelona como parte do pagamento por Ibrahimovic.

A terceira novidade do setor ofensivo é um jogador que ficou conhecido na Holanda como o possível sucessor do sueco. A aposta austríaca Marko Arnautovic, 20, foi tirada do Twente e apresenta características semelhantes às do antigo ídolo da tetracampeã italiana.

A defesa também não foi esquecida e ganhou o reforço do capitão da seleção brasileira, Lúcio, que estava fora dos planos de Louis van Gaal no Bayern de Munique.

Enquanto a Inter buscou várias opções para o lugar de Ibrahimovic, o Milan não conseguiu achar nenhum nome de impacto para substituir Kaká. Sua contratação mais badalada foi a de um centroavante, o holandês Klaas-Jan Huntelaar, sem espaço no novo "projeto galáctico" Real Madrid.


Para a vaga de Maldini, a substituição já estava planejada. O brasileiro Thiago Silva, ex-Fluminense, estava no clube desde o começo do ano, mas só poderá estrear oficialmente nesta temporada. O zagueiro norte-americano Oguchi Onyewu também foi contratado.

Mas a grande novidade do Milan para a nova edição do Italiano está no banco de reservas. Com a saída de Carlo Ancelotti para o Chelsea, o posto de treinador ficará com o brasileiro Leonardo, que era dirigente e assumiu o comando de uma equipe pela primeira vez.

Seus primeiros resultados estiveram longe de empolgar e colocaram em dúvida o futuro da equipe rubro-negra. Em nove jogos na pré-temporada, perdeu quatro vezes, empatou outras quatro e venceu apenas uma partida.

"Não tenho como avaliar o Milan. Mas sei que é uma grande equipe, tem tradição e jogadores importantes. Não é um time que se possa subestimar", avaliou Diego.

Hoje
Bologna x Fiorentina
Siena x Milan

Amanhã
Inter de Milão x Bari
Catania x Sampdoria
Genoa x Roma
Juventus x Chievo
Lazio x Atalanta
Livorno x Cagliari
Palermo x Napoli
Udinese x Parma
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet