Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Talibãs paquistaneses nomeiam novo líder

O clérigo e líder talibã Faquir Mohammed anunciou Hakimullah Mehsud como novo comandante do grupo rebelde no Paquistão, em substituição a Baitullah Mehsud, dado como morto pelas autoridades, informou hoje a imprensa local.


O próprio Mohammed convocou ontem à noite vários meios de comunicação para anunciar que a cúpula do Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP), organização que agrupa os vários talibãs paquistaneses, havia escolhido Hakimullah, primo e estreito colaborador de Baitullah, para assumir a liderança do movimento.

O anúncio foi feito depois que, na semana passada, Mohammed, baseado na região tribal de Bajaur, na fronteira com o Afeganistão, disse que ele mesmo assumiria temporariamente a liderança do TTP porque Baitullah estava ferido.

"Renuncio como líder do Tehrik-i-Taliban pelo interesse do movimento", disse Mohammed ontem à noite, quando revelou que alguns problemas surgiram no seio da organização mas já foram resolvidos.

"Sou o líder de maior importância do TTP depois de Baitullah e os sacrifícios que fiz para isso não são poucos. No entanto, devido a razões inevitáveis, renuncio. Não há divisões dentro do TTP agora", disse Mohammed, citado pela rede de TV "Dawn".

No entanto, o ministro de Interior do Paquistão, Rehman Malik, colocou em dúvida a autenticidade da nomeação de Hakimullah. Segundo a "Dawn", o Executivo tem mostras de DNA pertencentes ao suposto novo líder e fará um anúncio a este respeito assim que fizer as devidas comprovações.

Fontes do serviço de inteligência do país acham que Hakimullah morreu pouco depois que o primo nas disputas internas entre as diferentes facções do TTP pela sucessão de Baitullah.

O Governo paquistanês e a Casa Branca consideram praticamente confirmado que Mehsud morreu num ataque com mísseis de um avião não-tripulado americano no último dia 5.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet