Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Mundo

OEA divulga lista de países da missão por diálogo em Honduras

O secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), José Miguel Insulza, ao lado de cinco chanceleres e três vice-chanceleres do continente, vai liderar a missão diplomática que chegará quarta-feira a Honduras, anunciou a organização nesta segunda-feira.


Costa Rica, Equador, El Salvador, México e Panamá enviarão os chanceleres, Canadá, Jamaica e Guatemala os vice-chanceleres, a Espanha o secretário de Estado para Iberoamérica e Argentina e Brasil os representantes na OEA, informa um comunicado.

Também integrará a comitiva um representante do secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon.

A missão vai mediar uma mesa de negociação entre as partes e tentar ultrapassar os obstáculos que levaram ao fracasso dos esforços de negociação do presidente da Costa Rica, Oscar Arias.

O diálogo entre representantes do presidente deposto e do governo interino liderado por Roberto Micheletti será realizado com base na agenda já apresentada por Arias em seu Acordo de San Jose, documento que prevê a restituição de Zelaya sob uma coalizão de governo.

Víctor Rico, secretário de Assuntos Políticos da OEA, ressaltou neste domingo que aceita modificar o acordo para destravar o diálogo com o governo interino, que se recusa a aceitar qualquer proposta que obrigue a restituição de Zelaya.

A missão não será fácil. Micheletti afirma que o retorno de Zelaya ao poder não é negociável e que este deveria ser preso por supostamente violar a Constituição do país ao tentar abrir caminho para a sua reeleição.

Zelaya, que se refugia com a mulher e dezenas de aliados na Embaixada Brasileira em Tegucigalpa, cercada por militares e policiais, disse neste fim de semana que aceita modificações do acordo --mas alertou que não abre mão de sua restituição ao poder.

A visita dos ministros será a segunda em pouco mais de um mês. Em agosto, os diplomatas não conseguiram convencer o regime interino a aceitar o Acordo de San José.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet