Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Cúpula da Alba termina após condenar situação em Honduras e criar moeda

A VII Cúpula da Alba, que reúne nove nações da América Latina e do Caribe, termina neste sábado após a aprovação na véspera de "sanções econômicas e comerciais" contra o regime do governante de fato de Honduras, Roberto Micheletti, e de uma moeda regional.


Na sexta-feira, os presidentes de Bolívia, Cuba, Equador, Venezuela, Dominica, Antigua e Barbuda, e São Vicente e Granadinas decidiram por unanimidade "aplicar sanções econômicas e comerciais contra o regime golpista" de Honduras, que derrubou em junho o presidente Manuel Zelaya.

A resolução também recomenda um pedido urgente à ONU por um envio de representantes a Honduras para exigir o "respeito à inviolabilidade da missão diplomática (do Brasil) e condições de segurança e humanitárias adequadas para a permanência do presidente Zelaya" na sede diplomática.

Zelaya está refugiado na embaixada do Brasil em Tegucigalpa há três semanas.

"A Alba tem que buscar medidas mais severas contra os golpistas que estão matando e atropelando os Direitos Humanos diante do mundo", disse Chávez durante a reunião.

A Alba também aprovou a assinatura do tratado constitutivo do Sucre, que busca substituir o dólar nas transações comerciais entre os países membros.

Este é um sistema virtual de pagamento para o intercâmbio intrarregional, embora seu regulamento ainda deva ser submetido a debates. Após a sua implementação, que será gradual, os países da Alba pretendem aplicar posteriormente, também sem data definida, uma moeda comum, assim como o euro na Europa.

Para que o Sucre entre em vigência, os países terão que fazer depósitos em suas respectivas moedas locais no Banco da Alba cuja sede fica localizada em Caracas.

O Sucre "é um passo para a nossa soberania monetária para nos libertarmos da ditadura do dólar, que o império ianque impôs ao mundo", ressaltou Chávez.

A Alba (Aliança Bolivariana para as Américas), criada em 2004 por Cuba e Venezuela, reúne países seguidores de uma ideologia de esquerda, que se opõem aos tratados de livre comércio com Estados Unidos e Europa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet