Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Votação começa em Honduras em meio a aparente calma

Os colégios eleitorais abriram neste domingo em Honduras para decidir quem será o próximo presidente, em eleições gerais que começaram em aparente calma em todo o país e que são rejeitadas por grande parte da comunidade internacional.


O TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) declarou as eleições abertas minutos depois das 7h (11h de Brasília), com a abertura dos colégios eleitorais, que só fecharão às 16h (20h de Brasília), mas horário pode se estender por uma hora por decisão das autoridades eleitorais.

As eleições acontecem neste domingo sob um forte esquema de segurança nunca antes visto no país, com detenções e apreensões, em meio a denúncias de que opositores ao pleito são vítimas de repressão.

O regime de facto, que mobilizou grande parte de seu contingente para a segurança do pleito, contratou 5.000 reservistas do Exército para acompanharem o processo, que é repudiado internamente e por países da região, por ocorrer sem a restituição do presidente constitucional do país, Manuel Zelaya, deposto em 28 de junho passado.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Romeo Vásquez Velásquez, informou ontem que "100% dos soldados já estão nas ruas", e chamou a população para que compareça às urnas sem medo.

Por sua vez, a Frente Nacional de Resistência contra o Golpe de Estado denunciou que vários de seus dirigentes foram detidos nas últimas horas, por serem contra a realização das eleições. Os partidários do mandatário destituído também negam as acusações de que estejam por trás de ataques contra instalações de veículos da imprensa que apoiam o governo golpista.

Também ontem, o Cofadeh (Comitê de Familiares de Presos Desaparecidos em Honduras) disse ter recebido inúmeras denúncias sobre "o aumento do clima de repressão, temor e incerteza".

Segundo a organização, o regime de facto tem ordenado "buscas e apreensões em organizações e casas de membros da resistência contra o golpe, e está perseguindo jovens que se manifestem descontentes com a situação a qual são submetidos pelo governo usurpador".

Ainda de acordo com a Cofadeh, em Gualala, no departamento de Santa Bárbara, as residências de Alexander Trejo e Leonel Arturo Enamorado, líderes da Organização Democrática Popular, foram inspecionadas no último sábado.

Os locais foram "inspecionados pela Polícia Nacional Preventiva e de Investigação sem ordem judicial", e os jovens "foram intimidados e sofreram ameaças", disse a entidade.

As forças policiais, por sua vez, alegam que buscam materiais que possam comprometer o processo eleitoral, assim como artefatos e armas que possam ser utilizados em atentados.

"Traição"

A Frente Nacional de Resistência pede ainda que a população não deixe suas casas hoje. "Votar é uma traição à pátria, é legitimar o golpe, desrespeitar a memória dos mortos, é ser insensível e indiferente a dor dos que foram agredidos e torturados, é ser nada solidário com as companheiras mulheres violentadas", diz o grupo em uma mensagem.

Já a Igreja Católica, em sua publicação Fides, chama os hondurenhos a comparecerem às urnas. "A participação cidadã concede legitimidade ao mandato que é conferido. Nas eleições, a opinião da maioria é decisiva sobre os que serão escolhidos".

No mesmo sentido, o embaixador dos Estados Unidos em Honduras, Hugo Llorens, declarou que as eleições de hoje serão "um grande dia" para o povo hondurenho, que "tem o direito inalienável de eleger seus futuros líderes, presidentes, novo Congresso, novos prefeitos, e é parte do processo para normalizar a situação em Honduras e restabelecer a ordem constitucional".

O comparecimento às urnas será determinante para medir o apoio popular do regime liderado por Roberto Micheletti. Embora o voto seja obrigatório, no país não há punições e os índices de abstenção têm chegado a 45% nos últimos anos.

Zelaya, que desde o dia 21 de setembro está abrigado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, mantém seu pedido para que os cidadãos boicotem o pleito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet